Caso as eleições municipais fossem hoje, Professora Nilda (SDD) lideraria a disputa pela Prefeitura de Parnamirim, conforme a pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Datavero/Diário do RN e divulgada nesta sexta-feira (6). Citada por 27,8% das pessoas consultadas no cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Nilda é seguida pelo comunicador Salatiel de Souza (UB), com 16,2% das citações e a vice-prefeita do município, Kátia Pires (UB), com 10,8%.
Do 4º ao 9º lugar, no cenário estimulado, surgem os vereadores Irani Guedes, com 6% e Gabriel César, com 3,9%; o ex-deputado estadual Marciano Jr., com 3,4%; o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Wolney França, com 3,3%; o deputado estadual Coronel Azevedo (PL) com 2,9% e Vavá Azevedo, com 2,3%. Citaram outros nomes 1,5% dos entrevistados, 10,9% afirmaram votar branco ou nulo e outros 10,9%, não souberam ou não quiseram responder.
No cenário espontâneo, Professora Nilda lidera com 9,6%, sendo seguida pela opção “candidato de Taveira, com 6,9%; Salatiel de Souza, com 4,1%; Kátia Pires, com 3,3% e Wolney França, com 1,3%. Dos entrevistados, 61,3% não souberam ou não quiseram responder em quem votariam para prefeito de Parnamirim, já 7,5% disseram votar branco ou nulo e 6% respondeu que votaria em outro candidato.
REJEIÇÃO
Um dos quesitos analisados pela pesquisa Datavero/Diário do RN foi o índice de rejeição dos pré-candidatos. Ao questionar qual candidato os eleitores não votariam de jeito nenhum, 12,3% responderam Salatiel de Souza; 8,7% disseram Professora Nilda; 7,4% afirmaram ser Kátia Pires; 4,4% responderam Marciano Jr; 4,1% falaram o nome de Coronel Azevedo; 3,3%, Irani Guedes; 2,8%, Vavá Azevedo e 2%, Wolney França. Entre os entrevistados, 10% afirmou que não votaria em nenhum, 16,7% em todos e 23,7%, não souberam ou não quiseram responder.
PESQUISA
Para a pesquisa de intenção e votos em Parnamirim, o Instituto Datavero entrevistou 612 parnamirinenses em diversos bairros do município, entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, no município. A margem de erro do levantamento é de 2,2% e o nível de confiança, de 95%.
Candidato apoiado por Lula é o preferido dos parnamirinenses
A pesquisa Datavero/Diário do RN questionou aos entrevistados se eles votariam em um candidato que fosse indicado e apoiado pelo presidente Lula (PT). 35,1% responderam que sim, votariam em um candidato do petista. Também foi questionado se eles votariam em um candidato indicado e apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 25,8% disseram que sim.
Outros 23,7% afirmaram que não votariam em nenhum candidato indicado e apoiado por um dos dois, e 15,4% disseram não saber.
Ao serem questionados se votariam em um candidato do atual prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos) 58,3% foram categóricos ao afirmar que não. Já 24,7% disseram que sim, que votariam em um candidato indicado e apoiado por Taveira. E 17% disseram não saber ainda em quem irá votar nas próximas eleições municipais.
Outra questão levantada pela pesquisa foi para saber se os entrevistados votariam em um candidato indicado e apoiado por algumas lideranças políticas estaduais. O político potiguar com maior influência sobre o eleitorado parnamirinense é o ex-senador e ex-governador Garibaldi Alves Filho (MDB). Se tivesse um candidato indicado e apoiado por ele, 14,1% dos entrevistados votariam neste candidato.
Filho do ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PSD) é o segundo político potiguar com maior influência no município. Um candidato apoiado por ele seria o escolhido de 13,4% dos entrevistados. Em terceiro lugar, aparece a governadora Fátima Bezerra, cujo candidato receberia votos de 12,7% dos entrevistados.
Representantes da extrema-direita no Rio Grande do Norte, o senador Rogério Marinho e o deputado federal General Girão, ambos do PL, surgem em seguida, com 11,8% e 5,4%, respectivamente. Já 26,6% dos entrevistados afirmaram que não votariam em candidato algum indicado e apoiado pelas lideranças políticas citadas na pesquisa. E 16% não souberam ou não quiseram responder.
Lula, Fátima Bezerra e Rosano Taveira tiveram gestões avaliadas
A pesquisa Datavero/Portal Diário do RN também pediu aos entrevistados que fizessem uma avaliação das gestões federal, estadual e municipal, comandadas por Luiz Inácio Lula da Silva, Fátima Bezerra e Rosano Taveira, respectivamente.
A avaliação do governo do presidente Lula foi avaliada por 36% como como excelente/boa e 29,6% como como ruim/péssima. Para 27,5% das pessoas entrevistadas, os primeiros nove meses da terceira gestão do petista é regular. Já 7% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento da pesquisa.
A gestão da governadora Fátima foi avaliada como ruim/péssima por 48,7% dos entrevistados. Para 19,1%, a gestão é excelente/boa. Já 25,7% classificaram a gestão da petista como regular. Outros 6,5% não souberam ou não quiseram responder.
Já a gestão municipal de Rosano Taveira foi avaliada por 36,3% como ruim/péssima. Para 30,1% dos entrevistados, a gestão municipal é regular e, outros 22,9% classificaram como excelente/boa. Apenas 10,8% não souberam ou não quiseram responder à pergunta.