A imagem de Nossa Senhora da Apresentação padroeira de Natal foi retirada da Pedra do Rosário em dezembro de 2022 e até o momento, às margens do Rio Potengi, reside apenas a placa sinalizando Pedra do Rosário, mas o local onde a Santa Padroeira de Natal permanece vazio, sem nenhum aviso de obras ou restauração.
De acordo com o artista Emanoel Câmara, que esculpiu a Santa há mais de 20 anos e também é o responsável pela revitalização dela, a imagem nunca tinha passado por uma restauração, no entanto, a peça já está pronta há um mês.
Porém, até o momento, a logística municipal não definiu quando a imagem sacra irá retornar ao seu local de origem, tradição não só no segmento religioso em Natal e no RN, mas também para a comunidade do Passo da Pátria, moradores da localidade anseiam pelo retorno da santa, que ainda sem definições, permanece no pátio da Funcarte.
“A imagem está 100% pronta, segura, foi restaurada, foi feito um bom trabalho. Ela fica com certeza, meio século ali, tranquila. A respeito do pessoal da comunidade lá do Passo da Pátria, eles já me fizeram essa pergunta algumas vezes, de quando a Santa irá retornar, que não estão muito satisfeitos, porque é tradição já, a imagem existe há mais de 20 anos ali, e está dependendo só de uma logística para ‘botar’ no lugar. Então eu não sei o que que vai acontecer, mas o pessoal está ansioso, a comunidade está aguardando, porque prometeram e agora não aconteceu nada ainda”, afirma o artista.
A imagem de Nossa Senhora da Apresentação é feita de pedra calcária e pesa hoje em torno de 600 quilos, conforme o escultor explica, para que a Santa retorne ao local, falta restaurar a coluna com placas de granito, segundo ele, não há danos na estrutura da coluna, precisa apenas de uma reforma em função das placas, para que a santa possa retornar.
“A coluna está segura, é só botar a imagem, contratar um guindaste, chamar o escultor para fazer o lançamento da peça e tudo bem, meio dia de trabalho. Agora, eu acredito que eles vão querer arrumar a coluna, né? Podem arrumar a coluna, botar no lugar e esperar pelo projeto, não sei”, ressalta, incerto sobre o futuro da peça confeccionada e revitalizada neste ano.
A própria estrutura do local, além da imagem recebe celebrações religiosas e também passaria por reformas, mas até o momento, não há nenhuma movimentação no local a respeito de obras, nem placas de sinalizações.
Um patrimônio turístico e religioso sem data de retorno
Em agosto deste ano, no Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Natal lançou edital para obras da Pedra do Rosário e de bairros históricos, os serviços de requalificação urbana nas áreas histórias de Natal entre os bairros da Cidade Alta e Ribeira, abrange os espaços da Pedra do Rosário e adjacências. A obra totaliza investimento de R$ 32 milhões, com recursos federais e municipais. Em contrapartida, procurados para esclarecer as questões a respeito do retorno de Nossa Senhora da Apresentação à Pedra do Rosário, a Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), Fundação de Cultura Capitania das Artes e a Secretaria Municipal de Planejamento, não responderam ao contato feito pelo Diário do RN.

