A definição do apoio do prefeito Álvaro Dias para o pleito de outubro está cada vez mais perto. Um novo capítulo foi escrito nessa demorada novela que causa expectativa e tem força de mudar o quadro eleitoral e peso até para definir uma vaga no segundo turno ou a vitória no primeiro. Caso Álvaro decida apoiar o nome de Carlos Eduardo, este poderá vencer o pleito em primeiro turno; se a decisão for em favor de Paulinho Freire, o parlamentar do União Brasil pode garantir uma vaga no segundo turno.
O novo capítulo escrito pelos acontecimentos e articulações pavimenta o apoio do prefeito Álvaro Dias ao deputado Paulinho Freire e distancia ainda mais uma eventual reaproximação do prefeito com o ex Carlos Eduardo.
Álvaro Dias e Paulinho Freire cumpriram agenda político-administrativa em Brasília nas últimas 48 horas. Na pauta administrativa, visita a ministérios para destravar liberação de recursos para obras importantes na capital potiguar, como o dinheiro represado para a engorda da praia de Ponta Negra, mais recursos para a continuidade das obras do Hospital Municipal, entre outros.
É justamente nessa peregrinação por gabinetes de ministros e instituições do governo federal, que entra um personagem desconhecido da política natalense, mas que poderá ser fundamental na decisão do prefeito Álvaro Dias: O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ex-presidente do Senado e atual presidente da CCJ, a comissão mais importante do Congresso Nacional e tem trânsito direto com o presidente Lula e grande influência no União Brasil, o partido do deputado Paulinho Freire, legenda presidida aqui no RN pelo ex-senador José Agripino, com quem Alcolumbre também tem boa relação de amizade.
O senador Davi Alcolumbre também mantém estreitos laços de amizade com o prefeito Álvaro Dias. Em 2002, Álvaro saiu da Assembleia para ser eleito deputado federal, mesmo momento em que Davi Alcolumbre se elegia também deputado federal pela primeira vez, representando o Estado do Amapá. Os dois jovens deputados federais de primeiro mandato passaram a morar em apartamentos funcionais em que foram vizinhos e estabeleceram laços de amizade que se fortaleceram acima das divergências partidárias ou políticas. Essa amizade rende até hoje.
A amizade entre Álvaro Dias e Davi Alcolumbre tem sido discreta, a ponto de o prefeito de Natal ter recebido o ex-presidente do Senado em sua casa de veraneio, sem despertar qualquer suspeita de que ali estava um dos homens mais fortes da política nacional. E o peso de Alcolumbre vai ser sentido na liberação de recursos para Natal nos ministérios onde o prefeito teria portas fechadas pelo fato de ter sido o coordenador da campanha de Bolsonaro na capital potiguar.
Uma fonte de Brasília, ligada ao prefeito e que conhece sua agenda na capital federal, disse ao Diário do RN que Davi Alcolumbre conversou com o prefeito Álvaro Dias e fez um pedido ao gestor natalense: Que ele apoie a candidatura de Paulinho Freire como seu sucessor. Alcolumbre avalizou o nome de Freire como um deputado moderado, em primeiro mandato, com prestígio no partido, com trânsito livre e respeito da cúpula.
O prefeito Álvaro Dias tem o respaldo de praticamente toda a sua bancada para apoiar Paulinho Freire, à exceção do vereador Luciano Nascimento, que já definiu apoiar o nome de Carlos Eduardo.
O receio de Álvaro ao apoiar Paulinho seria fechar as torneiras em Brasília, pelo fato do deputado do União Brasil ser apoiado também por dois senadores de oposição a Lula: Rogério Marinho e Styvenson Valentim. Com o respaldo de Davi Alcolumbre e do União Brasil, o temor do prefeito cai por terra, Brasília fica liberada para Álvaro Dias e facilita o anúncio de apoio a Paulinho Freire a prefeito de Natal.
Segundo pessoas ligadas ao prefeito de Natal, Álvaro Dias e Paulinho Freire estão cada vez mais próximos e o anúncio deverá ser feito logo após a Semana Santa, nos primeiros dias do mês de abril.