Por Carol Ribeiro
Completados os 200 dias da gestão, o prefeito de Natal, Paulinho Freire (UB) fez um extenso balanço da gestão e antecipou novidades relevantes em planejamento para a capital. Em entrevista ao Diário do RN, o prefeito revelou uma novidade em primeira mão que deverá se concretizar ainda nesta semana. Paulinho Freire antecipou que na próxima sexta-feira (25) a Prefeitura assinará com o Exército a concessão de área verde na Avenida Roberto Freire, que dará lugar a um parque linear.
“Vai ser uma grande obra para Natal. Um parque linear – sem construções – com quadras, espaço para idosos, crianças, pets, pessoas com deficiência e preservação da vegetação”, explicou.
Localizado na margem esquerda da avenida Engenheiro Roberto Freire, o terreno em questão pertence à União, mas está sob jurisdição do Exército. A área foi cogitada para abrigar o parque da cidade em meados dos anos 2000, mas a concessão pelas Forças Armados não teve avanço naquele período.
Segundo Paulinho Freire, o projeto deve melhorar a qualidade de vida da população e oferecer um atrativo a mais para o turista. “Precisamos de espaços para que o turista permaneça mais dias em Natal. Isso é investimento em entretenimento e economia”, afirmou.
Engorda e reurbanização da Praia de Ponta Negra
A gestão municipal está avaliando maneiras de solucionar a infraestrutura de Ponta Negra. Além de finalizar a engorda da faixa de areia, resolvendo as questões incompletas, o prefeito aponta a reurbanização completa da praia. Paulinho Freire garante que está avançado em resolver o acúmulo de água das chuvas da praia.
“Trouxemos pessoas que fizeram a obra de Camboriú para fazer os estudos aqui. Claro que precisamos avaliar o custo, o que melhor se adapta aqui, mas fazer uma obra que fique em definitivo para que, de uma vez por todas, tire aquele espelho d’água, eliminar o problema!, afirmou.
O prefeito ainda enfatizou a necessidade de urbanização do cartão postal da cidade. Para viabilizar, destacou a abertura de concurso para seleção do projeto arquitetônico, que deverá incluir pista dupla, quiosques, quadras de beach tennis e academias ao ar livre. A previsão de início das obras é para este ano ainda.
“A reurbanização também vai sair. A gente abriu um concurso público para receber as melhores ideias e já implantaremos a zeladoria da orla, com guarda municipal, infraestrutura e presença de várias secretarias”, antecipou.
Hospital Municipal tem entrega prevista para 2025

O Hospital Municipal de Natal, que foi entregue em dezembro do ano passado pelo ex-prefeito Álvaro Dias, continua inacabado e é uma das prioridades de Paulinho Freire, de acordo com ele. A parte física da primeira etapa deverá ter construção encerrada em setembro e poderá funcionar até março de 2026, conforme informou ao Diário do RN.
“A previsão é que até setembro concluímos a parte física. Depois, a gente vai começar a analisar se vai fazer uma parceria para equipar e contratar o pessoal. No máximo, até março do ano que vem a gente vai estar com a primeira etapa do hospital funcionando”, garantiu o prefeito, enfatizando que a obra continuará em seguida.
O primeiro bloco do Hospital Municipal de Natal – São Padre Pio, é localizado na Avenida Omar O’Grady, próximo à UPA de Cidade Satélite. A primeira etapa inclui 100 leitos, com salas para serviços assistenciais, como centro de diagnóstico por imagem, laboratório de análises clínicas, farmácia central e refeitório. A estrutura também contempla áreas administrativas e de apoio.
Prefeito avalia os 200 dias: “Educação é prioridade em nossa gestão”
Em entrevista exclusiva ao Diário do RN, o prefeito ressalta a educação como uma das prioridades, ao lado da saúde. O cumprimento da promessa de campanha, de zerar a fila de creches no primeiro mês da gestão, é um dos destaques do chefe do Executivo natalense.
“A gente sabia do sofrimento que, principalmente as mães dos alunos que não conseguiam vaga, estavam passando. Também entregamos todo o fardamento, fazia dois anos que não era entregue, quase 100% hoje das salas estão climatizadas, aprimoramos e aumentamos a nossa parceria com o Instituto Ayrton Senna para que a gente possa obter melhores notas no IDEB”, citou, frisando também a convocação de 710 professores aprovados em concurso e concedido reajuste à categoria.
Organizações Sociais para transformar saúde
O prefeito afirmou que a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital por meio de Organizações Sociais em Saúde (OSS) será um divisor de águas na saúde municipal. Na entrevista, ele destacou que a medida não tem viés ideológico, mas sim o objetivo de melhorar o atendimento à população.
“Estamos implantando o serviço das OS nas UPAs, que vai dar um resultado, eu não tenho dúvida. Vai ser um grande boom da saúde aqui em Natal”, declarou. Segundo ele, a proposta segue modelos que já deram certo em outras cidades brasileiras. “Nós não estamos inovando, estamos copiando o que está dando certo”, disse.
O prefeito também apontou avanços recentes com a digitalização dos prontuários e adoção de um sistema de controle nas unidades. “Isso já melhorou a arrecadação da saúde do município, porque agora podemos cobrar os serviços ao Ministério da Saúde”.
Iluminação pública e infraestrutura
A cidade já tem 85% do parque de iluminação em LED concluído. Segundo Freire, 60% das lâmpadas foram instaladas apenas nos primeiros seis meses de sua gestão. “Pegamos com 17 mil lâmpadas instaladas e já colocamos mais de 35 mil. Isso melhora a segurança, a visibilidade e a economia”, avaliou.
Problemas antigos de Natal, a limpeza de drenagens e lagoas teve atenção especial da gestão nos seis primeiros meses. “Já retiramos 14 mil toneladas de resíduos das galerias e limpamos quase 20 lagoas. Com chuvas fortes, apenas duas ou três transbordaram. Isso mostra o efeito do trabalho preventivo”, garante o prefeito.
CadÚnico e fortalecimento de equipamentos
Na área da Assistência Social do Município, mais de 35 mil pessoas foram incluídas no Cadastro Único: “Nós já concluímos mais de 35 mil pessoas, no CadÚnico, que dá direito às pessoas participarem do programa do Governo Federal, ter acesso aos programas sociais, tem mais de 40 mil pessoas fora, e mais de 35 mil já conseguiram o seu cadastro”, comemora o prefeito, que também relembrou a ação social realizada durante os festejos de São João na cidade, com ações de fortalecimento de estruturas como o Banco de Alimentos e os Centros Sociais Urbanos (CSUs).
“Arrecadamos mais de 30 mil latas de leite e 30 toneladas de alimentos. Isso mostra o impacto positivo das políticas sociais”
São João e Réveillon
O prefeito destacou o carnaval organizado em menos de dois meses e o sucesso do São João, o evento que foi, segundo ele, a novidade entre as festas juninas no país.
“O carnaval que nós fizemos de última hora foi um sucesso, o São João nem se fala, um evento que veio para ficar no calendário nacional. Foi o grande evento do São João do Brasil, porque Campina Grande todo mundo já sabia, Mossoró, Caruaru e vários outros”, afirmou.
O prefeito anunciou planos para a festa junina do ano que vem. “Nós vamos aprimorar aquilo que deu errado, que foi muito pouca coisa, mas vamos transformar aquela área ali [Arena das Dunas] numa cidade junina, para não funcionar só sexta, sábado, domingo, mas segunda, com uma feira gastronômica, uma feira de artesanato, para que as pessoas possam também durante a semana, mesmo sem shows, visitar, porque isso mexe, gira, a economia gira no município”, afirmou.
O reveillón, de acordo com Paulinho, será em Ponta Negra, aproveitando o espaço da engorda, assim como em 2025.