O município de Parnamirim foi contemplado com o envio de 10 “combos UBS” do Ministério da Saúde, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções 2025). As propostas, elaboradas pela atual gestão municipal, foram selecionadas pelo Governo Federal em lista divulgada na última semana.
O valor estimado do investimento é de R$ 1,58 milhão. A prefeitura aguarda agora a conclusão dos trâmites burocráticos exigidos pelo Ministério da Saúde para viabilizar a entrega dos equipamentos.
O que vem no “combo UBS”?
Cada “combo” é composto por um conjunto de mobiliários e aparelhos modernos voltados para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde. Entre os principais itens estão:
- Câmara fria para vacinas
- Retinógrafo portátil e Dermatoscópio
- Eletrocardiógrafo e Desfibrilador externo automático
- Equipamentos de fisioterapia (Laser, Ultrassom, TENS/FENS)
- Itens de suporte como balança, cadeira de rodas, entre outros.
“Um ganho significativo”
A prefeita Nilda Cruz (SDD) comemorou a conquista e destacou a eficiência da equipe técnica responsável pela elaboração das propostas enviadas ao governo.
“A chegada desses equipamentos representa um ganho significativo para a atenção primária da nossa rede. Vamos reforçar, melhorar e qualificar ainda mais o atendimento. Estamos muito felizes”, declarou a prefeita.
“É importante destacar também a habilidade e a competência da nossa equipe. Pelo edital, uma cidade do porte de Parnamirim teria direito a receber até 11 combos e nós conseguimos 10. Um feito e tanto”, concluiu Nilda Cruz.
*Com informações Agora RN