A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), realiza neste sábado (12), a partir das 19h, a primeira edição do Cortejo Pascal, uma caminhada que remonta os passos de Jesus Cristo até a ressurreição. O acesso da população será gratuito pelo portão 3, que fica na Avenida Castor Vieira Régis, próximo à esquina com a Rua Governador Dix-Sept Rosado Maia.
De acordo com o coordenador de projetos culturais da Semuc, Glênio de Castro, o Cortejo Pascal vai percorrer o trajeto do Parque Aluízio Alves e promete emocionar as famílias parnamirinenses, que poderão contemplar momentos significativos da vida do Cristo. Confira:
1 – BOAS-VINDAS – Convite e orientações ao público para acompanhar o Circuito Pascal;
2 – A TRAIÇÃO – Remonta a situação de deslealdade de Judas com Jesus;
3 – O JULGAMENTO – Cristo ou Barrabás? O clamor da multidão;
4 – A CRUCIFICAÇÃO – Retrata a conversa entre Jesus e os ladrões e a dor de Cristo ao ser crucificado;
5 – O SILÊNCIO – Momento de perda de esperança, quando todos pensaram que a morte havia vencido Jesus;
6 – A RESSURREIÇÃO – Retorno da esperança aos que creem no sacrifício do filho de Deus. Louvor ao Cristo ressuscitado.
“Por meio de uma rota cheia de emoção, canto e poesia, o Cortejo Pascal vai conduzir o público a uma jornada de fé, que relembra o martírio de Jesus Cristo durante momentos historicamente marcantes”, disse Glênio. O grupo Bando Fabião, liderado pelo poeta e cordelista José Acaci, será o responsável pela condução dos espectadores pelo Cortejo, que vai contar com declamação de poesias e interpretação de canções consagradas que prometem emocionar o público.
No encerramento do trajeto, será realizado o 1º Concerto Pascal de Parnamirim, que vai contar com a participação do Coro Semuc, Coro Paramirins e da Orquestra Sinfônica da Secretaria de Cultura, esta última sob a direção do maestro Eugênio Graça e participação do regente Paulo Ritzel. O repertório foi cuidadosamente selecionado para a celebração da data mais significativa do calendário cristão, a Páscoa. Grandes clássicos da música universal, como o “Aleluia” de Handel, “Jesus, Alegria dos Homens” de J.S. Bach e “Ave Verum” de Mozart, devem encantar o público presente.