Reafirmando seu compromisso com o esporte e com o fortalecimento de iniciativas socioculturais no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e da Subsecretaria do Esporte e do Lazer (SEL), é parceiro do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que começou ontem e vai o dia 25, na Praia de Miami, em Natal.
A etapa será válida pelo Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL) e marca a segunda vez que a capital potiguar sedia a competição. O evento deste ano vale 4.000 pontos no ranking sul-americano da WSL, quadruplicando a pontuação de 2024, atraindo ainda mais atenção da elite do surfe nacional e internacional.
Além das disputas nas ondas, a programação inclui aulas de surfe, clínica de altinha, ações de educação ambiental e sustentabilidade, além da realização do projeto Novas Ondas, que visa promover inclusão e formação por meio do esporte.
“Eventos como o Circuito Banco do Brasil de Surfe colocam o Rio Grande do Norte na rota dos grandes campeonatos e mostram a força do nosso litoral e dos nossos talentos. Para o Estado, é um compromisso apoiar iniciativas que incentivem a prática esportiva, gerem oportunidades e aproximem a população das políticas públicas de esporte e lazer”, afirmou o Subsecretário do Esporte e do Lazer, Cezinha Nunes.
Em 2024, a capital potiguar já havia sido palco do surfe durante o Festival Tamo Junto BB, que levou outras modalidades como vôlei de praia, skate e corrida de rua. Na Praia de Miami, o público também pôde acompanhar de perto grandes nomes do surfe como Filipe Toledo, Ítalo Ferreira e Tainá Hinckel, que marcaram presença durante os quatro dias de evento.