Por Carol Ribeiro
“Eu acho que existe rabo preso”. Essa é a justificativa que o candidato a prefeito de Natal, Heró Bezerra (PRTB), encontra para nunca ter acontecido licitação para o transporte coletivo na cidade. O candidato é o quinto entrevistado a participar da sabatina do Diário do RN com os postulantes da capital.
Lembrando que é do mesmo partido de Pablo Marçal, polêmico candidato a prefeito de São Paulo, Heró Bezerra diz acreditar no seu crescimento, por ter o menor índice de rejeição.
Pastor evangélico, presidente fundador da igreja Palácio de Deus no RN, o candidato defende o Estado laico e o respeito dos governantes ao “povo que declara outras crenças”.
Criticando o que chama de “prefeitura de colo”, Heró Bezerra garante que, se prefeito de Natal, deve construir quatro hospitais municipais, uma universidade pública municipal, realizar concurso para a saúde e guardas municipais e “dar as mãos com empresários e com comerciantes”.
Leia a entrevista na íntegra:
Diário do RN – Candidato, por que que o senhor resolveu colocar seu nome à Prefeitura de Natal no meio de tantas candidaturas com grandes estruturas?
Heró Bezerra – Eu coloquei meu nome a disposição do povo de Natal porque eu amo Natal. Natal foi uma cidade que me acolheu desde o momento que cheguei e eu devo contribuir para que Natal seja melhor para os natalenses. Então eu me sinto nesse dever, nessa responsabilidade, de fazer essa contribuição. Eu sou natural de Mossoró e sou natalense de coração.
Diário do RN – O senhor já foi candidato outras vezes?
Heró Bezerra – Fui candidato outras vezes, fui candidato a prefeito de Mossoró, fui candidato a ao Governo do Estado e agora enfrento essa candidatura à Prefeitura de Natal.
Diário do RN – A religião ajuda ou atrapalha na candidatura?
Heró Bezerra – Nós temos um povo natalense, que é um povo que declara fé. É um povo religioso. Embora o governo seja laico, mas o governante não pode deixar de reconhecer a fé do povo. Então, nós temos um povo evangélico, temos um povo católico, temos um povo que declara outras crenças e o governante ele vai governar para todos, sem distinção e sem discriminação ou preconceito.
Diário do RN – Um dos problemas que está chamando bastante atenção é a questão do sorteio para as vagas nas creches para as crianças. Qual seria a solução?
Heró Bezerra – Nós queremos resolver o problema da educação. Eu militei no movimento estudantil, tanto em entidades como grêmios estudantis, entidades municipais, estaduais.
Defendemos a categoria de profissionais da educação, também os estudantes. Eu passei por escola pública, sei das dificuldades que que existem no seio da escola pública. E essa situação que é latente aqui em Natal, das crianças não terem acesso à escola, nós temos muitas crianças fora da escola, porque para depender de um sorteio, a depender de uma condição de faltar escola, nós iremos resolver isso. O problema da educação é que faltam profissionais, faltam materiais, e nós precisamos aparelhar bem. Nós precisamos pensar em avançar na educação, para que a educação seja exemplo não só dentro de Natal, do Estado do Rio Grande do Norte, mas para o Brasil. E pretendemos a construção de uma universidade pública municipal que possa atender os anseios da população. Isso tem sido uma coisa que tem sido requerida tanto por profissionais de educação, como estudantes, a população em si e nós inserimos nosso plano de governo e iremos lutar para concretizar essa proposta.
Diário do RN – Em relação a essa questão dos ônibus, o que o senhor propõe no plano de governo?
Heró Bezerra – Nós temos a pior frota do Nordeste e nós temos a tarifa mais cara e nós precisamos resolver esses pontos. Para isso nós precisamos abrir licitação para que possam ter empresas que possa dar comodidade e segurança ao usuário. Precisamos acabar com a situação que está aí, a buraqueira que desfavorece o transporte coletivo. Nós temos uma parada de ônibus, que eu não sei quem foi que construiu, mas parece do tempo do filme dos Flintstones. Eu não sei se o prefeito se identifica com a figura do Barney ou se identifica com a figura de Fred, mas o fato é que as paradas de ônibus, se você olhar o filme lá atrás, aquele filme de desenho animado, vai ver, e nós vamos desmanchar essas paradas, vamos colocar uma parada segura, inclusive preservando e incentivando o meio ambiente, colocando Wi-Fi nas paradas de ônibus. Os ônibus que só tem um cobrador para fazer os dois papéis, de cobrador de motorista, nós queremos resolver essa situação, porque os passageiros se sentem inseguros, porque num deslize pode acontecer um acidente. Então, nós iremos trazer o cobrador de volta e iremos trazer melhorias nessa parte.
Diário do RN – Por que o senhor acha que nenhum prefeito conseguiu fazer a licitação do transporte?
Heró Bezerra – Eu acho que existe rabo preso. Existe negociação, existem coisas que precisam ser mudadas. Heró não tem rabo preso, não tem compromisso com a situação que está aí e iremos abrir a cidade, não só para a licitação de ônibus, mas também para trazer indústria, trazer empresas e a cidade crescer no seu desenvolvimento.
Diário do RN – Quem é que tem o rabo preso?
Heró Bezerra – Os gestores que passaram pela Prefeitura demonstram que não querem avanço nem mudança nisso aí, eles estão dizendo agora que é um período de campanha, mas quando passa a campanha fica a mesma situação e nós não podemos acreditar nesses candidatos que propõem essas mudanças. Então, nós somos a renovação, somos a mudança que o povo quer e merece.
Heró Bezerra afirma que Carlos Eduardo criou sistema de panelinha
Heró também questiona promessa de “renovação” de Paulinho Freire e atribui ao PT “um tremendo de um fracasso”
Diário do RN – E sobre o trânsito, Natal tem problemas também de trânsito, que as vias são as mesmas, os carros, o volume aumentou, qual seria a solução para melhorar o trânsito em Natal?
Heró Bezerra – Nós precisamos, atendendo os anseios da população, ter o rodízio de placa, que acredito vai funcionar muito bem aqui em Natal, então será um método a ser adotado. A cidade inchou de transporte e não teve planejamento, não teve uma política pública voltada para isso. E aí o reclame dos próprios usuários de transportes, que querem uma solução, e nós iremos promover essa solução. Inclusive, nós queremos construir uma ponte, que vai ligar ali, entre Felipe Camarão e Guarapes, ao novo Santo Antônio, em São Gonçalo. Então, nós iremos trabalhar na construção dessa nova ponte, que, acredito, irá descongestionar, desafogar o trânsito de Natal.
Diário do RN – Com relação à questão da saúde pública, como é que o senhor vê o funcionamento das UBS, das UPAs e agora com o prefeito já encaminhando para a construção de um hospital municipal. O senhor acha que o Município tem capacidade financeira e dá conta de tudo isso?
Heró Bezerra – Nós temos uma situação triste porque nós temos uma superlotação, nós temos uma população que muitas vezes necessita da assistência da saúde e não encontra nas UBS, não encontra nas UPA, muitas vezes a pessoa vai doente e volta doente ou muitas vezes volta pior do que estava e nós queremos resolver isso. Tem o problema das fichas, que são distribuídas e têm que madrugar nas UBS e isso aí é triste. Nós precisamos resolver esse problema e iremos resolver com a construção de quatro hospitais. Nós precisamos de quatro hospitais nas quatro zonas. Aí a gente vai avaliar tecnicamente o tamanho, mas que cada zona possa ter a sua. Vamos contemplar cada zona sem discriminação as zonas de Natal.
Diário do RN – Sobre o turismo, que é o principal ponto, inclusive, da economia da capital. O que o senhor pensa sobre o turismo de Natal?
Heró Bezerra – O turismo, eu já falei, existe a falta de visão dos gestores, que não olham para o turismo, como deveria olhar. Natal é um cartão postal, reconhecido no mundo inteiro. Precisa ter um trabalho de marketing, mas antes desse trabalho em marketing, nós precisamos também dar segurança para as pessoas que querem usufruir do turismo de Natal. Então, nós precisamos ter uma Guarda Municipal que tem o poder de polícia, nós precisamos ter uma guarda melhor aparelhada, precisamos ampliar essa Guarda Municipal e aí nós vamos abrir também concurso para ampliar isso. Natal segura, embora não seja uma ação primária município, mas por falta do Estado, o Município precisa agir. Então, nós precisamos dar segurança, tanto à nossa população, como também para quem vem, e essa guarda municipal funcionar. Nós termos uma cidade bem iluminada. E também acabar com os buracos do prefeito Álvaro Dias. Então resolver a situação dos buracos, precisamos resolver a iluminação, colocaram umas luzes que é só por dizer, então nós precisamos melhorar essa situação. E acredito que também até há reclamações nas praias, de não ter sequer um banheiro público para as pessoas utilizarem e isso aí é muito ruim. Natal precisa se preparar tecnicamente para poder ter um turismo viável e pronto para receber pessoas que vêm de outros estados, de outros países, e nós iremos estar prontos para isso.
Diário do RN – O prefeito Álvaro Dias não conseguiu concluir a obra da engorda de Ponta Negra. Heró vai fazer a engorda?
Heró Bezerra – É necessário. Iremos concluir a obra. Essa história do governante entrar e ter a obra do antecessor e dizer que não é obra dele, não fazer para não dar mérito. Eu acho que nós devemos preservar o dinheiro público. Muitas vezes, é desperdício desnecessário e nós queremos dar continuidade, resolver esse problema da engorda, como também concluir obras que são importantes para o nosso município, independente de quem iniciou, deixou de iniciar, nós iremos fazer Natal acontecer. Natal precisa evoluir, precisa crescer, precisa desenvolver, precisa ser boa para os seus cidadãos e para quem vem para cá.
Diário do RN – Qual a opinião do senhor sobre os demais candidatos a prefeito de Natal, principalmente os que estão liderando?
Heró Bezerra – Nós temos uma situação de uma prefeitura de colo. Carlos Eduardo chegou à Prefeitura através da saudosa Vilma de Faria e ele criou um sistema panelinha, um sistema de colo. Ele deu colo para Micarla, e vocês sabem o resultado que foi a administração de Micarla, não preciso dizer aqui. Paulinho, que hoje se apresenta como uma renovação, como uma mudança, esquece que fez parte de uma administração e não contribuiu para mudar em nada. Então, hoje, como é que ele vai querer dizer que pode fazer isso e aquilo? Se quando ele teve a oportunidade, como vice, fez parte de uma administração, e deixou a cidade afundar? Aí nós temos uma candidata que é apoiada pelo Governo do Estado e nós estamos vendo o que o Governo do Estado está sendo para o povo do Rio Grande do Norte. Um tremendo de um fracasso. Então, como é que ela diz que vai erguer uma cidade, se ela tem um governo que é um desgoverno, tanto o estadual como o federal. E uma outra coisa, o povo elegeu ela e elegeu Paulinho, para um mandato de deputado federal. Eles estão traindo esses eleitores que os elegeram para um mandato de quatro anos. E eles estão fugindo daquilo que é legal, daquilo que é normal, que é cumprir o mandato.
Então, o lugar deles, dele e dela, é lá na Câmara Federal. Podem fazer muito pela cidade lá na Câmara Federal. E esse espaço aqui é um espaço pra Heró, que se apresenta como renovação, não é de família tradicional, mas que nasce do seio do povo e que quer realmente fazer as transformações e atender os anseios do nosso povo natalense.
Diário do RN – Já teve aqui quem dissesse que vice é vice, mas qual vai ser o papel de Bento na sua gestão?
Heró Bezerra – O nosso vice terá o cumprimento do seu papel institucional. Então, ele vai cumprir o papel institucional, tanto estabelecido na Constituição, como na Lei Orgânica do município. E a outra coisa. E ele vai estar sempre à disposição da nossa gestão para cumprir as missões a qual for designado.
Diário do RN – Por exemplo, Lula presidente, Geraldo Alckmin é vice, mas é ministro. Bento pode ser vice e pode ser secretário?
Heró Bezerra – Ele pode, mas nós acreditamos que o papel como vice já é importante e ele será designado sempre que nossa gestão entender e desejar para missões importantes no âmbito do município.
Diário do RN – Qual é a sua política para as mulheres?
Heró Bezerra – A gente tem visto um índice de violência muito grande contra a mulher e também a falta de espaço no mercado, na política. Então, a nossa gestão tem uma preocupação que está no nosso plano de governo, voltado para as mulheres, em que nós daremos incentivos, apoio e teremos uma estruturação voltada para as mulheres. Inclusive, nós combatemos veementemente a violência contra as mulheres. Então, a mulher terá espaço na nossa gestão, fará parte das nossas políticas públicas.
Diário do RN – O senhor tem nomes em mente para nomear no secretariado em relação a mulheres e à equipe como um todo?
Heró Bezerra – Nesse momento, nós não temos o nome definido, mas nós estamos estudando o nome que possa ser a expressão da mulher e que possa exatamente atender os anseios da classe feminina, que é justo e é merecido.
Diário do RN – O ex-prefeito Carlos Eduardo vetou a Patrulha Maria da Penha e mesmo aprovado, ele entrou com ADI contra. Qual seria o seu papel e como é que o senhor vê essa atitude dele e o seu papel para essa situação?
Heró Bezerra – Eu acho que é por isso que o povo de Natal chama ele de Cabeção. Por ele tomar uma atitude tão desastrada dessa. Mas nós teremos um posicionamento de valorização da mulher. Então, acho muito importante reaver essa decisão e ativá-la, assim como fazer muito mais ações em prol das mulheres e em termos de ter uma delegacia específica para a mulher. Isso é necessário e vai ajudar no combate à violência contra a mulher. Nós precisamos ter coisas muito definidas e específicas para a mulher. Eu gostaria de fazer um gancho aqui também em relação à proteção e defesa dos animais, que está dentro do nosso plano de governo e será uma preocupação da nossa gestão. Nós teremos uma delegacia específica para também atender essa demanda e tratar dos criminosos ou quem comete violência contra os animais e precisamos
manter a defesa e a proteção dos animais, inclusive cuidar, porque nós temos uma cidade que está proliferada de animais que estão abandonados, sofrendo, e a gente que tem um coração humano que nós temos empatia, precisamos cuidar também dessas vidas.
Diário do RN – Qual a sua mensagem para o eleitorado de Natal nesse momento?
Heró Bezerra – A nossa geração é a nossa responsabilidade. Então, nós precisamos ter responsabilidade na hora do voto. E esse voto deve ser 28, porque Heró representa mudança, Heró representa renovação. Nós estamos vivendo um momento muito importante na nossa nação, em que as pessoas até mesmo daqui da capital estão voltadas a eleição da capital de São Paulo, onde é o coração do Brasil, em que nós temos um candidato que está se destacando pelas suas propostas, pelo seu trabalho, pelo que ele é, que é Pablo Marçal. Então, acredito que Natal começa a pensar agora o 28 e essa onda começa a pegar e Heró está crescendo por ter o menor índice de rejeição nas pesquisas contratadas por eles. Então, é Pablo Marçal eleito prefeito em São Paulo e Heró eleito prefeito em Natal.