O Papa Leão XIV nomeou, nesta quinta-feira (12), o Monsenhor José Sílvio de Brito como bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal. A nomeação atendeu a solicitação do arcebispo metropolitano, Dom João Santos Cardoso, e foi anunciada durante missa em ação de graças pelos 14 anos de episcopado de Dom João, celebrada na cripta da Catedral Metropolitana de Natal.
Atualmente, Monsenhor Sílvio exerce as funções de vigário geral da Arquidiocese de Natal e pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no município de Macaíba. A ordenação episcopal está marcada para o dia 1º de maio, às 9h, na Catedral Metropolitana de Natal.
Natural de Cruzeta, na região do Seridó potiguar, José Sílvio de Brito nasceu em 26 de dezembro de 1970. Filho de Francisco de Brito Filho e Maria da Paixão de Brito (in memoriam), é o quinto de sete filhos. Ingressou no Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, em 1993, onde cursou Filosofia e Teologia, sendo ordenado sacerdote em 30 de junho de 2000 por Dom Heitor de Araújo Sales.
Após a ordenação, assumiu a administração da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, que abrange os municípios de Santa Maria, Ielmo Marinho e Riachuelo. Em 2001, foi nomeado pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no bairro Parque dos Coqueiros, na zona Norte de Natal, onde permaneceu por dez anos.
Em 2010, passou a atuar como pároco da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, também na zona Norte da capital, função que exerceu até 2019. Posteriormente, foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim. Em 2020, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro das Quintas, em Natal, e, em 2023, passou a conduzir a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba, onde permanece.
Ao longo de mais de 25 anos de sacerdócio, Monsenhor José Sílvio desempenhou diversas funções na estrutura arquidiocesana, como coordenador de zonal, mestre de cerimônias, coordenador do Setor de Leigos e vigário episcopal para o clero. Desde o início do governo pastoral de Dom João Cardoso, exerce o cargo de vigário geral da Arquidiocese de Natal.
Como bispo auxiliar, sua principal atribuição será colaborar com o bispo diocesano nas responsabilidades pastorais e administrativas da Arquidiocese, além de substituí-lo em situações de ausência ou impedimento.

