Neste domingo de carnaval (2), a atenção dos brasileiros está dividida. Enquanto a folia segue pelas ruas de todo o país, boa parte dos olhares se voltará para a cerimônia de entrega do Oscar, com a expectativa por vitórias do filme nacional “Ainda Estou Aqui”, que tem três indicaçõs. O longa concorre nas categorias “Melhor Filme”, “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Atriz” (Fernanda Torres). A 97ª cerimônia do Oscar acontecerá no Dolby Theatre, em Hollywood, a partir das 21h (horário de Brasília).
O filme do diretor Walter Salles retrata a história real da família Paiva no início do anos 70, durante a ditadura militar brasileira, quando Eunice, mãe de cinco filhos com o deputado Rubens Paiva, tenta descobrir o paradeiro do marido depois que ele foi levado de casa por militares em janeiro de 1971.
Inicialmente exibido no Festival de Veneza em setembro d2 2024, “Ainda Estou Aqui” foi um sucesso” desde o primeiro momento, vencendo o Leão de Ouro de Melhor Roteiro. O elenco do filme foi aplaudido por 10 minutos após a exibição.
Além de participações em prêmios internacionais importantes, como BAFTA – cerimônia mais importante do Reino Unido – e Goya – mais importante da Espanha, que declarou o longa de Salles como o melhor do ano –, Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de “Melhor Atriz” em janeiro.
Nesta edição do Oscar, o Brasil terá a chance de vencer pela primeira vez na categoria de “Melhor Filme”, tida como a principal. Nenhuma uma outra obral nacional havia sido nomeada nesta categoria. O sucesso no país é tão grande que o filme já se tornou a 14ª maior bilheteria de uma obra nacional, tendo levado mais de 5 milhões de pessoas aos cinemas.
Na categoria de “Melhor Filme”, o longa concorre com a comédia-dramática Anora, apontada por especialistas como o favorita à estatueta, os dramas-históricos “O Brutalist”a e “O Reformatório Nickel”; a biografia do cantor Bob Dylan, “Um Completo Desconhecido”; o suspense “Conclave”; a ficção científica “Duna: Parte Dois”; os musicais “Emilia Pérez” e “Wicked”, e o terror “A Substância”.
Para “Melhor Filme Internacional”, o Brasil disputa contra a Alemanha, com “A Semente do Fruto Sagrado”; a França, com “Emilia Pérez”; a Dinamarca, com “A Garota da Agulha”, e a Letônia, com “Flow”.
Já na categoria de “Melhor Atriz”, Fernanda Torres concorre com nomes de peso. Demi Moore, de “A Substância”, continua favorita, sobretudo após ganhar prêmios considerados “termômetros” para o Oscar, como o Screen Actors Guild Awards (SAG). Já Mikey Madison, de “Anora”, ganhou mais força nas últimas semanas após a atriz vencer o BAFTA. Cynthia Erivo, de “Wicked”, e Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez”, correm por fora, e provavelmente não vencerão, segundo a mídia especializada.
Onde assistir:
A premiação terá transmissão ao vivo no Brasil pela TV Globo, TNT e Max.
Na TV Globo, a transmissão começa às 21h55. Nos outros dois serviços, inicia às 21h.
*Com informações do Terra e da CNN