A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) apresenta, na quarta-feira (27), o concerto “Paixão Latina – Uma noite de Ópera e Zarzuela”, com participação dos solistas premiados Sofia Garza, Diana Peralta e Christian Pabón. A apresentação será às 19h30, no Teatro Riachuelo Natal, com entrada gratuita. Os ingressos poderão ser retirados antecipadamente pelo Sympla, a partir desta segunda-feira (25).
O concerto integra o projeto Movimento Sinfônico e apresenta um repertório que percorre a intensidade da ópera italiana e francesa, o lirismo das canções espanholas e a energia vibrante da zarzuela, gênero cênico-musical que mistura música, canto e diálogos. Segundo o maestro da OSRN, Linus Lerner, o programa convida o público a vivenciar uma noite marcada pela paixão, pelo drama e pela beleza da música vocal.
“Para o programa fiz uma seleção cuidadosa e inspirada em árias consagradas de mestres como Verdi, Puccini, Bizet, Saint- Saëns e Gounod, além de peças cativantes do repertório espanhol de zarzuelas, com obras Las Bodas de Luis Alonso (Gerónimo Giménez) e Carceleras (Ruperto Chapí) e ainda canções emblemáticas e clássicos como Summertime (George Gershwin), Granada (Agustín Lara), Amor, vida de mi vida (Federico Moreno Torroba), O Sole Mio (Eduardo di Capua e Alfredo Mazzucchi) e outras surpresas”, revela o maestro.
Formação musical
Com o compromisso de ampliar o acesso à música de concerto e promover formação musical, o projeto Movimento Sinfônico oferece, além da apresentação da OSRN, duas atividades complementares ao concerto. Nesta segunda-feira (25), às 19h, será realizada uma Masterclasse de Canto Lírico, voltada para estudantes e profissionais da área. As inscrições estão abertas pelo link da bio do perfil @maparealizacoesculturais, no Instagram.
Já no dia do evento (quarta, 27), às 15h, acontecerá um Ensaio Aberto dedicado a alunos da rede pública, numa parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEEC). O agendamento também pode ser realizado pelo e-mail movimentosinfonico@gmail.com. Essas ações, segundo Tatiane Fernandes, produtora da Mapa Realizações Culturais, reforçam o caráter inclusivo e pedagógico da programação, e estimulam o contato direto com a arte lírica e sua prática.
“Nesse mês, nossa programação abraça diversos públicos e estamos muito felizes em realizar as ações do Programa Formação, como o Ensaio Aberto para adolescentes da rede pública e a Masterclasse de Canto Lírico, em parceria com a Academia de Ópera de Natal e estudantes de canto da EMUFRN. Contribuir com as metas da Agenda 2030 da ONU, promovendo amplo acesso à música de concerto e a educação de qualidade, é ao mesmo tempo uma missão e um presente”, destaca Tatiane.
Solistas internacionais
Somando-se ao talento dos músicos da Orquestra Sinfônica do RN, o concerto recebe três vozes latino-americanas de destaque no cenário lírico internacional: a soprano mexicana Sofia Garza, a mezzo-soprano Diana Peralta, também do México, e o baixo-barítono venezuelano Christian Pabón, reconhecidos por suas interpretações marcantes e por carreiras que vêm ganhando projeção internacional nos últimos anos.
O Projeto Movimento Sinfônico é realizado por meio da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto (FJA), Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern com produção da Mapa Realizações Culturais.