A Operação Verão 2023 tem início nesta quinta-feira (5) com o lançamento da ação integrada das forças de segurança pública e um incremento no efetivo policial de 1,7 mil homens e mulheres de instituições municipais e estaduais. Durante solenidade realizada pelo governo do Estado no bairro de Pium, em Parnamirim, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) revelou detalhes de como será feita a operação, que durará 42 dias e atenderá todo o litoral norte-rio-grandense.
Segundo o secretário Francisco Araújo, o efetivo extra inclui 200 bombeiros, 250 policiais civis e 1.250 policiais militares, além do reforço das guardas municipais, de trânsito e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). E também das secretarias estaduais de Saúde Pública (Sesap) e de Turismo (Setur).
“Serão uma grande operação que envolverá as forças de segurança pública no Estado por 42 dias, até o Carnaval e que cobrirá todo o litoral potiguar, desde a praia de Sagi, na divisa com a Paraíba, até a praia de Tibau, já na divisa com o Ceará. Serão realizadas ações policiais ostensivas, com a atuação da Rocam e do Esquadrão Águia de trânsito, que usarão motocicletas e viaturas”, explicou.
O secretário disse também que em todo o Estado funcionarão delegacias móveis e unidades instaladas em pontos para reforço do policiamento, além das delegacias de plantão. Para as ações que incluem ronda motorizada, a Sesed recebeu novas motocicletas e sete novos botes salva-vidas para monitoramento no litoral e lagoas, além de duas torres de postos de guarda-vidas nas praias do Meio (Zona Leste de Natal) e Búzios (no município de Nísia Floresta). Eles servirão de ponto de apoio para o trabalho de prevenção e salvamento do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático dos bombeiros.
“Os postos guarda-vidas terão espaço para atendimento aos banhistas e turistas, com atividades de resgate, orientação e auxílio e serão inauguradas em breve, já estando em fase de acabamento. Também recebemos novas motos aquáticas para o Corpo de Bombeiros, que permitirão aos guarda-vidas ampliar as ações de prevenção e orientação aos banhistas quanto aos locais seguros para banho, além de acelerar o tempo resposta e o alcance nas situações que exigirem o resgate nas praias”, explicou.
A Polícia Civil ampliará seus postos fixos e móveis e implementará o trabalho do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), que irá atuar de forma educativa em áreas de grande trânsito entre turistas e visitantes. Já o Corpo de Bombeiros atuará ainda na Operação Praia Segura, com ações de Blitz Educativa, Criança à Vista e Turista Legal.