Iniciado o período de maior tráfego e ocupação nas praias potiguares, foi lançada nesta terça-feira (9) a Operação Verão 2025. A iniciativa tem o objetivo de prover ações integradas da segurança pública e de trânsito na região litorânea Rio Grande do Norte, e inclui atividades da das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com municípios e órgãos federais.
Os trabalhos, que se estenderão até 27 de fevereiro, irão combater o porte ilegal de armas de fogo, furtos e roubos a turistas, veranistas, moradores e comerciantes, furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas, exploração sexual infanto-juvenil, crimes ambientais como poluição sonora, embriaguez ao volante, perturbação do sossego e outras modalidades de delitos.
De acordo com o secretário de estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Araújo, estarão à serviço da Operação efetivos ordinários e extraordinários, com o objetivo de “prevenir, educar e dar mais tranquilidade à população e aos visitantes”.
Ao todo, 1.300 policiais atuarão diariamente em todo litoral e nos locais de especial interesse turístico. A polícia civil terá postos fixos nas praias de Pirangi do Norte, Camurupim e de Barra de Maxaranguape e postos móveis, tipo “van”, em Ponta Negra, Pirangi e em Búzios e em Muriú. De acordo com informações do Governo do Estado, estão sendo investidos mais de R$ 10 milhões na operação.
Além disso, postos fixos estarão em funcionamento nos municípios de Tibau e Grossos, Praia da Pipa em Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso – com atuação em São Miguel, Touros e Rio do Fogo.
Equipes de apoio tático operacional e educativas irão atuar compostas por seis policiais civis e deverão interagir com as equipes das delegacias fixas e móveis, bem como poderão ser acionadas por qualquer uma delas.
Quanto ao trabalho do Corpo de Bombeiros, haverão equipes espalhadas por todo o litoral, com postos móveis na Redinha e São Miguel do Gostoso e em praias urbanas de Natal – Praia do Forte, Praia do Meio/Artistas e Areia Preta (posto fixo), Miami e Ponta Negra. No Litoral Sul, em Búzios (posto móvel e fixo), Camurupim (posto fixo) e Pipa – Praia do Amor (posto móvel). No Litoral Extremo Norte, na Praia do Ceará (posto fixo) e na Praia das Emanuelas (posto móvel).
O Instituto Técnico de Perícia (ITEP) terá equipes de plantão no Laboratório Forense e na Identificação Criminal durante os finais de semana de 11 e 12, 18 e 19, 25 e 26 de janeiro.