A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) deflagrou nesta quarta-feira (26) a operação “FAROL DA JUSTIÇA”, uma ação integrada de enfrentamento à atuação de organizações criminosas na Zona Leste de Natal, com foco no bairro de Mãe Luíza.
A operação é conduzida de forma integrada pelas forças de segurança estaduais, reunindo Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e o Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio do GAECO, para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. As ações ocorreram em Natal, na Região Metropolitana, em municípios do interior e também em outros estados.
Levando em conta apenas Polícia Militar empregou um efetivo superior a 100 policiais, com atuação de equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) e do 1º Batalhão de Polícia Militar.
Além da presença maciça no terreno, as ações envolveram incursões, pontos de bloqueio, patrulhamento reforçado e apoio às diligências da Polícia Civil.
Balanço da Operação Mãe Luiza Segura
Paralelamente à Operação Farol da Justiça, a Polícia Militar também vem intensificando o policiamento na região por meio da Operação Mãe Luiza Segura, coordenada pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), cujo balanço foi divulgado nesta terça-feira (25). Entre os dias 07 e 24 de novembro, a ação resultou na prisão de 16 indivíduos, incluindo três com mandados de prisão em aberto.
Durante as intervenções, foram apreendidas 02 carabinas calibre .40, 03 pistolas calibre .380, 01 revólver calibre .38, munições de diversos calibres, 07 coletes balísticos, além de maconha, cocaína, crack, haxixe, balanças de precisão, sacos para embalagem e materiais associados ao tráfico de drogas. Também foram recuperados um Chevrolet Cobalt clonado (roubado em Pernambuco), uma motocicleta adulterada e um celular com queixa de roubo.
As ações ocorreram por meio de barreiras itinerantes diuturnas na Avenida João XXIII e nos acessos à Avenida Hermes da Fonseca, além de patrulhamento ostensivo na região de Mãe Luiza, com a participação de unidades do CPC, BOPE, BPChoque, 1º BPM, ROCAM e demais equipes operacionais da PMRN, reforçando o compromisso da instituição com a segurança da população.

![[VÍDEO] Operação “Farol da Justiça” mobiliza forças de segurança contra crime organizado em Mãe Luíza](https://diariodorn.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Screenshot_185.png)