Na manhã desta quarta-feira (14), policiais civis da 85ª Delegacia de Polícia (DP) de João Câmara, com o apoio da Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil do Paraná (DENARC/PCPR), deflagraram a “Operação Impacto”. A ação resultou na prisão de sete indivíduos investigados por integrarem uma organização criminosa envolvida em atividades como tráfico de drogas, homicídios, comércio ilegal de armas, sequestros, cárcere privado e lavagem de dinheiro no estado do Rio Grande do Norte, com foco especial na cidade de João Câmara, na região do Mato Grande.
A operação também investiga um homicídio brutal ocorrido em janeiro deste ano, no qual a vítima, Erik Matheus Alves, foi decapitada por ordem do grupo criminoso. Durante a ação desta quarta-feira, foram cumpridos sete mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão nas cidades de João Câmara/RN e Colombo/PR.
O principal alvo da operação, um homem de 42 anos identificado como líder da organização criminosa, foi preso na cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. As investigações apontam que ele comandava a facção remotamente por meio de aplicativos de mensagens e videoconferência, incluindo decisões sobre punições a integrantes em um chamado “tribunal do crime”.
Além do líder da organização, outros integrantes com funções estratégicas no esquema foram detidos. Eles eram responsáveis pela distribuição de drogas, pelo setor financeiro e pelo armamento. As investigações revelaram que o líder mantinha uma vida discreta em Colombo, onde se apresentava como religioso e empresário, possuindo uma distribuidora de ovos e outros comércios que são considerados possíveis instrumentos para lavagem de dinheiro.
>>Clique aqui para entrar na comunidade de notícias do Diário no WhatsApp