Nesta quinta-feira (12), o Governo do Rio Grande do Norte lançou a Operação Carnaval 2026, uma iniciativa que visa integrar as forças de segurança pública com a equipe da Secretaria de Estado da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh).
O objetivo é garantir a segurança dos foliões em todas as regiões do estado. Um foco especial será dado à proteção das mulheres, que contarão com o suporte da campanha de defesa “Se liga ou eu ligo 180”.
A Operação Carnaval 2026, com início nesta sexta-feira (13) e término na Quarta-feira de Cinzas (dia 18), contará com um investimento de mais de R$ 10 milhões em diárias operacionais. O objetivo principal é assegurar a segurança e a tranquilidade de potiguares e turistas em todas as regiões do Estado.

Para isso, a ação extraordinária mobilizará cerca de 8 mil profissionais de diversas forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Penal. O efetivo terá ainda o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais e agentes de mobilidade urbana.
Para além das forças de segurança, também haverá uma ação da Semjidh, com o objetivo de garantir um ambiente seguro para as mulheres em todos os lugares onde a folia se instalar no Rio Grande do Norte.
“Nós estamos mesmo fazendo um combate à violência de gênero. Nós queremos as mulheres vivas, com o direito de brincar, de ser feliz e se divertir em paz. Por isso estamos investindo nesse trabalho integrado, tendo a nossa Secretaria Estadual de Mulheres à frente junto com a Polícia Civil e os demais órgãos, para que possamos assegurar um ambiente de paz, afeto e respeito para as mulheres no RN”, destaca a governadora Fátima Bezerra.
A secretária Júlia Arruda, da Semjidh, também reforça a mensagem de buscar por um ambiente seguro para as mulheres durante os dias de festa no Rio Grande do Norte.

“Estamos entrando na maior festa popular brasileira, que é o Carnaval, e com ele também aumenta a preocupação com os grupos mais vulnerabilizados, e a Semjidh tem atuado no sentido de que a folia seja boa para todo mundo, inclusive para as mulheres. Por isso, o Governo do Estado aderiu à campanha do Ministério das Mulheres, “Se liga ou eu ligo 180”, articulando com as forças de segurança e com os municípios, para que se crie um ambiente seguro para que as mulheres saibam que elas vão estar na festa e que não estão só”, explica Arruda.
O Governo do RN está investindo também na promoção da folia em todas as regiões do estado. A governadora Fátima Bezerra explica como se dá essa terceira frente de trabalho: “aqui estamos também promovendo a cultura. Através da Lei de Incentivo Câmara Cascudo, nós estamos chegando com um apoio de mais de R$ 15 milhões. Tudo isso é para que o RN tenha um carnaval seguro, com muita alegria e com muita paz”.
Mary Land Brito, secretária de Cultura do Estado, comenta sobre o alcance desse apoio. “Foram mais de 100 projetos inscritos, o que demandou um trabalho intenso da comissão que analisa esses projetos. Desse total, mais de 50 conseguiram o patrocínio, e com isso o carnaval do RN vai ficando mais potente, porque esses recursos estão chegando para festas em vários lugares do Rio Grande do Norte”, explica Brito.
As festividades contarão com um forte esquema de segurança envolvendo a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC). A PM empregará 7.000 policiais, priorizando polos estratégicos e áreas de grande concentração, como Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Apodi, Assú, Macau e Caicó.
O CPRE reforçará a fiscalização nas estradas estaduais e a Operação Lei Seca. A PC terá um efetivo extra de 285 agentes, escrivães e delegados, com reforço nas Delegacias de Plantão de Natal (Zona Sul e Norte) e Parnamirim, além da criação de Delegacias de Plantão Temporárias em Pirangi, Camurupim e Maxaranguape, e a utilização de Delegacias Móveis em Pirangi, Búzios e Ponta Negra.
Plantões extras também funcionarão em Areia Branca, Tibau, Upanema, Caicó, Apodi, Touros, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Baía Formosa.
O esquema operacional do Corpo de Bombeiros Militar para o Carnaval 2026 será reforçado e contará com a atuação de mais de 570 bombeiros militares em todo o estado. O foco principal é garantir a segurança de moradores e foliões, por meio de ações robustas de prevenção, fiscalização, atendimento pré-hospitalar e salvamento.
O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) está presente na Operação Verão e também na Operação Carnaval. As duas aeronaves, Potiguar 01 e Potiguar 02, estão à disposição das forças de segurança e saúde do Estado para patrulhamento e eventuais acionamentos de resgate/salvamento.
*Com informações de ASSECOM-RN

