O Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira (23) o relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), órgão da ONU, a respeito das políticas públicas do estado com relação à população migrante presente na região. Trata-se do lançamento do Perfil MGI (Indicadores de Governança Migratória) do Estado do Rio Grande do Norte, o primeiro feito em âmbito estadual no país. O evento, que ocorreu no Auditório do Complexo Cultural Rampa, no bairro de Santos Rei, contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e de secretários de estado envolvidos nas políticas migratórias.
O MGI é uma ferramenta desenvolvida pela OIM em parceria com a Economist Impact para avaliar e melhorar as políticas migratórias dos países e localidades. No relatório, foram apresentadas as boas práticas em governança migratória desenvolvidas pelo governo estadual, assim como reflexões sobre os desafios e oportunidades atuais.
A iniciativa é pioneira e coloca o Rio Grande do Norte na vanguarda das políticas migratórias no Brasil em âmbito estadual. Antes, os Indicadores de Governança Migratória só haviam sido analisados em âmbito municipal – nas cidades de São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Manaus. Com a entrada do Rio Grande do Norte, o Brasil fica na vanguarda da aplicação do MGI nos três níveis federados.