Por Ednilza Ramos
A ONG Reforamar nasceu em meados de 2018, atrelada a uma história de vida da engenheira civil, Fernanda Silmara, com o objetivo de reacender a esperança e ajudar famílias em situação de vulnerabilidade a conseguir seu próprio lar. O trabalho é possível através da participação de voluntários que atuam em várias frentes. Entre elas, o bazar que recebe doações e disponibiliza os itens para venda. “É preciso que nos ajudem a organizar, precificar os produtos e a vender.
Porque só com esse dinheiro que a gente consegue estar selecionando outras famílias e começando a mão na massa” explica Fernanda destacando que “Para uma organização se manter, é necessário mobilizar recursos financeiros, humanos e materiais a ponto de alcançar os objetivos, e claro, promover mudanças positivas na sociedade”.
Entenda como funciona o Bazar Reforamar
Atualmente, o bazar funciona da terça-feira até o sábado, mas só na sexta e sábado de forma presencial, das 09h até às 16h. Os voluntários mandam mensagens para os contatos oferecendo os produtos, e logo aqueles que aceitam têm a mercadoria reservada. A limpeza da sede acontece todas as quartas-feiras, e na quinta, as vendas são online pelo whatsapp.
“ Os voluntários nos ajudam com os atendimentos, das pessoas que chegam ao galpão. Ele (o voluntário) pode escolher o dia e turno que pode nos ajudar. Chegando lá, a gente explica direitinho como fazer, como catalogar, como organizar, como atender”, informa Fernanda.
Também recebemos doações e os interessados devem entrar em contato no “Doações & Bazar” pelo número (84) 9.8889-2018. “No nosso bazar a gente recebe tudo de casa, de construção a decoração. A gente recebe, vai até a casa da pessoa coletar, e vende lá no nosso bazar e, esse dinheiro vai para sustentar as nossas ações. Vai como verba para nossas ações e alguns itens também vão para as ações”.
A coleta dos produtos é realizada sempre na segunda-feira, por um frete contratado pelo próprio estabelecimento. Estes, são pagos com o dinheiro arrecadado nas ações realizadas.
Sobre a instituição
A Organização Reforamar surgiu após uma situação complicada na família da idealizadora Fernanda Silmara, hoje engenheira civil e empreendedora social. Fernanda conta que morava em uma casa de taipa, com tijolos brancos e tinha o sonho de possuir um lar melhor. Mas em meio às dificuldades enfrentadas pela família, só foi possível reformar a casa com ajuda de pessoas gentis, que pensam e se sensibilizam com a situação do outro. O responsável por ficar à frente das ajudas recebidas foi um tio de Fernanda. Ela conta que só se sentiu em uma residência depois da reestruturação e esse momento marcante mudou sua vida. “Fui a primeira da família a ter um ensino superior e eu digo que hoje eu sou engenheira civil, porque eu tive um lar digno”.
De acordo com Fernanda, a ONG surgiu com esse mesmo intuito, com o desejo de transformar vidas através de reformas sociais. O funcionamento é bem simples: seleciona a família, fala o que vai ser feito e divulga nas redes sociais.
As pessoas também podem indicar alguém para receber a reforma, acessando o site da instituição. “Quando a gente seleciona a família, a gente vai até lá para ver se as informações são verídicas. Vai assistente social, arquiteto e engenheiro para fazer essa análise. Selecionando mesmo, aí a gente divulga nas redes sociais, chama voluntários, vai captando recursos de diversas formas”.
A forma de captar recursos são os voluntários e o bazar, no presente a companhia está precisando de mais altruístas para conseguir aumentar as vendas e consequentemente conseguir verba para fazer ações.