A obra de requalificação da rua João Pessoa começou nesta segunda-feira (15), no trecho entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel. O cenário ficou diferente para quem transita pelas proximidades pois, a partir desta data, o trecho da rua está interditado para o trânsito de veículos, sendo liberada apenas para a circulação de pedestres. Os agentes da STTU estarão na região até o término da obra para orientar os motoristas sobre as vias alternativas de circulação.
A primeira etapa da obra na rua João Pessoa inicia com a escavação da via para colocação de dutos para fiação subterrânea e a previsão é de que a interdição dure 35 dias.
Com as obras já iniciadas pela região, no primeiro dia de requalificação, Rodrigo Vasconcelos, atual presidente do movimento Viva o Centro, afirma que tudo ocorreu bem e que as expectativas estão altas: “Foi tudo maravilhoso. Pudemos observar o sorriso dos lojistas. Todos querendo a obra. Vai ser muito bom para todos que dependem da Cidade Alta”.
O assistente de loja Gilmar de Medeiros, observou que a rotina da loja de panificação onde trabalha mudou um pouco em função dessa nova obra, no entanto, ele se mantém otimista quanto às possibilidades que a requalificação trará: “Afetou um pouco o movimento, mas dias melhores virão. Teremos um novo Centro”.
De acordo com a Prefeitura, a ideia do projeto é criar um ambiente de maior qualidade, além de ter um conceito moderno de convivência, contando com diversas áreas arborizadas e pontos de descanso com coberturas considerando que Natal é uma cidade muito quente. Além disso, será construído um espaço exclusivo para pedestres, tendo um palco que vai permitir a contemplação de qualquer ponto do trecho, para apresentações culturais.
PRÓXIMAS ETAPAS
A segunda etapa da requalificação, prevista para os meses de junho e julho, será para os serviços na calçada da rua Felipe Camarão. Por último, o trecho será trabalhado até a calçada da Deodoro da Fonseca, por meados de julho até agosto. O projeto faz parte do plano de revitalização do Centro Histórico de Natal, que inclui os bairros Cidade Alta e Ribeira. Contemplando a obra, a Praça Padre João Maria também será revitalizada e terá a criação de um espaço lúdico para crianças.