Após meses de negociações e embates entre a Prefeitura de Natal e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), as obras de engorda da praia de Ponta Negra começaram na manhã desta sexta-feira (30). A draga contratada para o serviço iniciou suas atividades logo nas primeiras horas do dia, dando início a um processo que se estenderá por 94 dias.
O plano de execução prevê a retirada de areia de uma jazida localizada em alto-mar para ser depositada ao longo de um trecho de 4 km da praia, que vai desde o hotel Serhs até o icônico Morro do Careca. De acordo com a Prefeitura, a obra será realizada em etapas de 200 metros, até a conclusão do trecho completo. A expectativa é que a faixa de areia de Ponta Negra ganhe pelo menos 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca, contribuindo para a contenção da erosão costeira que afeta o local.
Na última quinta-feira, a embarcação atracou no Porto de Natal para ser abastecida e, no dia seguinte, já começou a operar. A empresa responsável informou que a operação será contínua, com trabalhos sendo realizados 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Orçada em mais de R$ 73 milhões, a obra será executada pelo consórcio formado pelas empresas DTA e AJM. A medida é considerada essencial para frear o avanço da erosão e preservar um dos principais cartões-postais da capital potiguar.