As obras de desvio da BR-304, no município de Lajes (RN), devem ser concluídas até o fim deste mês de abril, dependendo das condições climáticas. A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A interdição no trecho entre os quilômetros 204 e 206 da rodovia federal aconteceu no dia 31 de março, após o rompimento de açudes e a queda de uma ponte em Lajes.
A recuperação no trecho da BR-304 foi iniciada no dia 3 de abril. Dentre as obras no trecho, está a recomposição do asfalto e a reconstrução da ponte em decorrência das chuvas que atingiram a região.
O Instituto de Gestão de Águas (Igarn) vai notificar os proprietários de barreiros e do açude particulares que transbordaram na região onde ficava a ponte destruída pela força da água, causando a interdição da BR-304, em Lajes.
Nos últimos dias, o Rio Grande do Norte conta com um total de 23 reservatórios, que estão com 100% da capacidade. Quinze deles possuem mais de 5 milhões de metros cúbicos.
Segundo o Igarn, o transbordamento do rio Ponta da Serra, que destruiu uma ponte, bloqueando a BR 304, foi ocasionado pela sangria de barreiros e do açude Itapoã, todos particulares e que até então não eram monitorados pelo instituto.