A obra de desassoreamento do Rio Jundiaí segue em ritmo acelerado e avança para um novo trecho nesta quinta-feira (6). Iniciada no dia 27 de janeiro, logo após a assinatura da autorização pelo prefeito Emídio Júnior, a intervenção já acontece na área da ponte do Conjunto Tavares de Lyra e seguirá para a próxima etapa.
O trabalho foi dividido em três fases: a primeira, que vai da BR-304 até a ponte do Conjunto Tavares de Lyra; a segunda, que se estende do conjunto até a ponte do centro comercial; e a terceira, que percorre do centro até o cais localizado no final da Rua José de Baltazar.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Billy Jean Viturino, a obra começa com a limpeza das margens para facilitar o acesso das máquinas. Em seguida, são retirados sedimentos e o excesso de vegetação, e por fim, é feita a dragagem para aprofundar o leito do rio. As equipes trabalham diariamente, de domingo a domingo, em dois turnos.
Cerca de dois quilômetros do rio serão desobstruídos, abrangendo desde a ponte sobre a BR-304, após a rotatória para a comunidade de Araçá, até o cais. A estimativa é de que aproximadamente 15 mil metros cúbicos de material sejam retirados do leito do rio.
Além de minimizar riscos de enchentes e prejuízos a moradores e comerciantes, a obra tem grande impacto ambiental, urbanístico e econômico para Macaíba. Com previsão de conclusão em até 180 dias, dependendo das condições climáticas, o projeto ainda conta com estudos paralelos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo para melhorias na drenagem do centro comercial.