Durante o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) no Rio Grande do Norte, na manhã desta segunda-feira (16), a governadora Fátima Bezerra (PT), afirmou que o Estado está pronto para receber o investimento de R$ 45 bilhões, do Governo Federal para realizar 141 obras para melhorar os setores de mobilidade, segurança hídrica, unidades de saúde e educação.
A solenidade ocorreu na Escola de Governo, em Natal. Entre as obras que receberão recursos federais ao longo dos próximos anos, estão a duplicação da rodovia BR-304, entre Natal, Mossoró e a Divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará; a implantação da BR-104, que vai de Macau (RN) até Aracaju (SE), interligando os principais polos de econômicos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; o Ramal do Apodi da Transposição; a conclusão da Barragem Oiticica e a construção do sistema adutor que vai garantir o abastecimento de água na região Seridó potiguar pelos próximos 50 anos.
Na ocasião, o ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho declarou que com o novo PAC só na área de transportes será investido cerca de R$ 1 bilhão e 700 milhões de reais. “Nós vamos colocar um ponto final na obra da Reta Tabajara iniciada em 2014, e iremos finaliza-la no final do ano. Nós iremos entregar boa parte da pista revitalizada e ficará para o próximo ano só três viadutos para serem finalizados no primeiro semestre de 2024”, destacou o ministro. Além disso, ele complementou que atualmente, 89% das rodovias federais são classificadas como boas e só 4% como ruins ou péssimas e que esse é o melhor indicativo nos últimos 7 anos.
O ministro-chefe da Casa Civil e responsável pela coordenação do PAC no âmbito federal, Rui Costa declarou, que a implementação do projeto irá alavancar a qualidade de vida do Estado gerando emprego, renda, melhoria da mobilidade e o atendimento à população.
“O Presidente Lula, ao fazer o PAC, ele junta várias ações em uma ação só, que busca gerar emprego, gerar renda, capacitar pessoas, melhorar a vida e cuidar de gente, porque essas obras não só ativam as cadeias produtivas com milhares de empregos, mas tão importante quanto é depois que a obra estiver pronta, o povo utilizando hospital, utilizando o metrô, as vias, melhorando a economia”, ressaltou o ministro.
Emocionada em seu discurso, Fátima Bezerra explicou que a barragem de Oiticica vai ser o terceiro maior reservatório hídrico do Estado e será responsável por fornecer uma água de qualidade para muitos potiguares. Além disso, ela relatou ter realizado um sonho de ser governadora durante a gestão do presidente Lula.
“Agora nós vamos somar esforços junto aos prefeitos e prefeitas do nosso RN para que durante esses três anos possamos entregar o maior legado em matéria de cidadania e dignidade para o nosso povo. Irei trabalhar 24h por dia”, reforçou a governadora.
Para a deputada estadual Isolda Dantas (PT), o lançamento do PAC é um dia para ficar na história dos potiguares. “Nós tivemos aqui o compromisso dos ministros da Casa Civil e dos Transportes, que é a duplicação da BR-304, a transportação Rio São Francisco, o Hospital de Trauma e outras obras que são determinantes para a infraestrutura do Rio Grande do Norte”, comentou a parlamentar.
O evento contou ainda com a presença do vice-governador Walter Alves; do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães; representantes da bancada potiguar no Congresso Nacional, de deputados estaduais, prefeitos, lideranças empresariais e movimentos sociais.

