Centenas de pessoas compareceram ao velório realizado nesta terça-feira (3), no estádio Frasqueirão, em Ponta Negra, para se despedir de Cláudio Porpino, assessor da presidência do ABC Futebol Clube. Ele faleceu aos 59 anos, na última segunda-feira (2), após sofrer um mal súbito em casa.
A cerimônia de despedida, realizada no Módulo 1 do estádio, reuniu torcedores, amigos, dirigentes, conselheiros, políticos e familiares em um clima de forte comoção. Conhecido pelo envolvimento intenso com o ABC, Porpino teve uma trajetória marcada pela dedicação e amor ao clube.
O presidente do ABC lamentou profundamente a perda. “A partida de Porpino é como se o ABC tivesse perdido um pedaço físico. Ele era ABC, independentemente de quem estivesse na presidência, de estarmos na Série A ou na Série D. Deixa um legado de amor e resiliência. Sempre estava por aqui, andando pelos setores. Particularmente, me despeço de um conselheiro e de um amigo. Era um colecionador de amigos. A presença de tantos aqui é prova disso. Meu sentimento é de gratidão”, declarou.
Também presente ao velório, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, destacou a importância de Porpino para o futebol potiguar. “A partida de Porpino é uma perda irreparável não só para o futebol, mas também para a cidade de Natal e para o Rio Grande do Norte. Era um apaixonado pelo ABC e pelas coisas da nossa terra. Exerceu várias funções no Alvinegro e tinha o carinho, o respeito e a admiração da torcida”, afirmou.
Representantes de clubes rivais também estiveram presentes, demonstrando a dimensão do respeito conquistado por Porpino. Entre eles, o deputado estadual e conselheiro do América, Gustavo Carvalho, e o conselheiro americano Roberto Bezerra. O sepultamento de Cláudio Porpino ocorreu na noite de ontem, no cemitério Morada da Paz.