Por Carol Ribeiro
O professor Cláudio Custódio (PP) é um dos eleitos pela primeira vez para o cargo de vereador de Natal no último dia seis de outubro. Geógrafo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e bacharel em Direito pela Universidade Potiguar, ele ensina Geografia e tem uma academia de jiu-jitsu, onde também dá aulas. Cláudio não tem vivências na política, e, para ele, isso é um ponto positivo.
“Não tenho experiência política e acho que essa é a melhor parte. Falo isso porque entro sem carregar os vícios da política tradicional”, avalia. O professor afirma, ainda, que não teve apoios de pessoas do meio para a candidatura. “Não tenho nenhum apadrinhamento político, não tenho familiares na política. [A ideia de ser candidato] partiu mesmo de mim”, ressalta.
Apesar disso, Cláudio acreditava que obteria sucesso no pleito. “Estava confiante que seria eleito, mas esperava que fosse eleito com cerca de três mil votos; então, a votação em si foi bem surpreendente”, diz.
De acordo com o professor, os conhecimentos adquiridos por meio da experiência trabalhando na área da Geografia podem ser relevantes para os debates no Legislativo Municipal. “Sou geógrafo, acabei estudando variadas pautas, variados temas, e acredito que tenho um conhecimento que pode ser importante para nossa cidade. Acredito que posso, de fato, contribuir com bons projetos, boas ideias. Acho que falta muito isso na Câmara dos Vereadores”, conta.
Cláudio Custódio diz que a expectativa para o mandato “é a melhor possível” e acredita que o partido do qual faz parte pode ser interessante para seu mandato. “Estou entrando no mesmo partido que o presidente da Câmara [Ériko Jácome], apoiando Paulinho Freire – prefeito eleito. Acredito que essas alianças serão importantes para que minhas ideias possam emplacar e que realmente a gente possa ajudar em diferentes temas”, afirma.
O educador explica que suas pautas principais são a educação e o esporte, e que trabalhar ensinando desde os 19 anos o permite conhecer de perto os problemas associados a essas áreas, para que possa realizar um bom trabalho.
“A educação e o esporte são naturais para mim. A minha vida inteira eu estive envolvido com isso, minha vida profissional inteira. Desde os 19 anos eu já estava em sala de aula, já estava nos tatames dando aula. Então, isso, para mim, é importante por entender quais são as dores da educação e quais são as dores do esporte, do esporte amador, dos atletas. Realmente acredito que posso fazer um trabalho diferenciado”, destaca.
“Mas tem outras pautas que quero trabalhar também, principalmente na função de fiscalizar as secretarias, que, ao meu ver, são muito falhas. Espero que o prefeito possa desenvolver bons trabalhos de transparência junto às secretarias do Município”, completa Cláudio.