O novo secretário municipal de Finanças de Natal, Marcelo Oliveira, empossado nesta quinta-feira (2) pelo prefeito Paulinho Freire, destacou que a modernização da gestão tributária, o controle de despesas e a busca por equilíbrio fiscal são prioridade da gestão. Em entrevista, Marcelo Oliveira detalhou medidas para aumentar a eficiência administrativa e enfrentar problemas históricos da capital potiguar.
Questionado sobre o déficit superior a R$ 400 milhões deixados por Álvaro Dias, denunciado pelo Diário do RN, Marcelo Oliveira afirmou que o problema é histórico e requer medidas estruturais. “Natal carrega um passivo de gestões anteriores, além de dificuldades atuais. Nossa nota C no CAPAG [indicador de capacidade de pagamento do Tesouro Nacional] é reflexo disso. Melhorar esse indicador será uma prioridade, pois ele impacta diretamente o acesso a recursos e créditos para investimentos na cidade”, ressaltou.
Gestão Paulinho Freire inicia campanha do IPTU com desconto e estímulo à adimplência
Sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o secretário informou que o contribuinte em dia poderá aproveitar o desconto de 16% para pagamentos antecipados. “Natal é uma das poucas capitais que oferece um desconto tão alto. Esse benefício é concedido apenas para quem está regularizado com seus débitos, seja com pagamento integral ou parcelado. É uma oportunidade para os bons pagadores economizarem e contribuírem para a arrecadação municipal”, explicou.
Os carnês para quem optar pelo pagamento parcelado começam a ser enviados em fevereiro, mas o desconto para quitação à vista está disponível até 10 de janeiro. “É um momento importante para quem tem recursos e quer aproveitar essa economia”, completou.