“Montamos um grupo na Câmara Municipal de Natal, composto por nove vereadores, com o objetivo de formamos uma nominata forte e vitoriosa no próximo pleito e, com isso, nos tornarmos a maior bancada partidária com mandato no Rio Grande do Norte”, afirmou o vereador natalense Raniere Barbosa (sem partido), com exclusividade ao Diário do RN nesta terça-feira (5).
Segundo o parlamentar, os integrantes do grupo, batizado de G9, estudam a possibilidade de migrarem para o partido Republicanos, presidido no Estado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias.
“Nos reunimos nesta terça com o prefeito Álvaro Dias, quando expusemos nosso propósito de fortalecimento das nossas pré-candidaturas e compormos uma nominata forte e consolidada que possa eleger uma média de 10 a 12 vereadores nas eleições do próximo ano. Bem como a intenção de migrarmos todos para o Republicanos, fortalecendo também o próprio partido”, explicou Raniere.
O parlamentar afirmou que os nove vereadores – Aroldo Alves (PSDB), Bispo Francisco de Assis (PRB), Chagas Catarino (PSDB), Kleber Fernandes (PSDB), Margarete Régia (Pros), Nivaldo Bacurau (PSB), Peixoto (PTB), Preto Aquino (PSD) e o próprio Raniere Barbosa – também estudam a possibilidade de migrarem para outra legenda partidária.
Até o momento, somente ele e Kleber estão em processo de desfiliação das siglas as quais ainda estão ligadas. E que os demais deverão aguardar a abertura da janela partidária – um período de 30 dias para que os parlamentares possam mudar de partido sem o risco de perderem seus mandatos, e que ocorre seis meses antes do pleito – “para terem o amparo legal para migrar de legenda”.
Raniere explicou ainda que o G9 busca, além do fortalecimento de suas pré-candidaturas para disputar as eleições de 2024, um maior protagonismo parlamentar e o fortalecimento institucional da própria Câmara Municipal de Natal. E que, apesar de estarem em diálogos com Álvaro Dias, o tema das eleições majoritárias não foi abordado até este momento. O que se sabe é que, dentro do G9, a maioria está apoiando a pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil).
“Sabemos que esse grupo, com quem estiver, será decisivo, porque ter de 80 a 100 mil votos para qualquer candidato na majoritária é um grande diferencial. Então o primeiro propósito agora é unir o grupo e estarem todos no mesmo partido e fortalecerem suas pré-candidaturas para, em um segundo momento, discutirmos a questão da majoritária”, explicou o vereador.
TÁTICA SEMELHANTE À DO PSDB
Raniere Barbosa explicou que a estratégia adotada pelos vereadores de Natal para as eleições municipais de 2024 possui semelhanças com a tática usada pelo PSDB nas eleições gerais passadas, quando o partido formou uma nominata consistente e conseguiu ocupar 10, das 24 vagas na Assembleia Legislativa do Estado.
Na época, 12 deputados do PSDB se uniram em um “chapão” e, destes, nove conseguiram ser eleitos. Com a vaga ocupada por Ubaldo Fernandes após Wendel Lagartixa (PL) ter o registro da candidatura indeferido por decisão judicial, o partido ficou com as dez vagas.