O Seminário Motores do Desenvolvimento debate inovações no setor agropecuário potiguar. A abertura do evento aconteceu nesta sexta-feira (10), com a palestra A Nova Pecuária Brasileira, ministrada por Maurício Velloso, que destacou a transição da “velha pecuária” para a nova abordagem do setor com o advento da tecnologia. “Todas essas velhas certezas acabaram. Agora, a pecuária segue por novos caminhos”, afirmou.
Ele reforçou que “a nova pecuária não se trata apenas de produzir gado, mas de produzir gado de qualidade”. O palestrante ressaltou que o propósito do Rio Grande do Norte deve ser a inovação na área da pecuária, valorizando as características próprias da agricultura potiguar sem comparações externas. “As soluções são internas e existem. O RN não é diferente do resto do Brasil em relação às diferentes características culturais”, disse.
Velloso destacou que o estado possui mais de 1,1 milhão de cabeças de gado e 52.809 km², um potencial significativo para o desenvolvimento local. Segundo ele, apesar do RN ser pequeno, isso também representa oportunidade. “Precisamos criar nossas próprias tecnologias e alternativas. Elas existem”, afirmou.
Entre as lições compartilhadas, ele reforçou a importância do conhecimento aplicado por cada produtor, abordando genética e práticas de manejo. Uma das ferramentas mais eficazes para aumentar a produtividade, segundo Velozo, é o uso de touros melhorados. Ele alertou que muitos pecuaristas ainda optam por animais de baixo custo, o que pode impactar diretamente nos resultados financeiros. “É preciso ter uma visão estratégica: a escolha do reprodutor pode colocar ou tirar dinheiro do bolso”, explicou.
A programação do seminário continua com o Painel Nova Pecuária Potiguar, mediado por Mauricio Velozo. À tarde, o evento segue com o tema Cafeicultura Conexão Nordeste. Estiveram presentes na abertura superintendente do Sistema Tribuna de Comunicação, Fernando Fernandes; o superintendente do Sebrae, Zeca Melo; o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha dentre outras autoridades.
*Com informações de Tribuna do Norte