No Brasil, diz o jornal, ‘a independência da Justiça esteve ameaçada, mas sobreviveu ao passar por uma eleição crucial’
Uma reportagem publicada neste domingo 30 pelo jornal norte-americano The New York Times menciona o Brasil ao discutir a ofensiva do governo de Israel contra a Suprema Corte.
No sábado 28, milhares de israelenses voltaram a se manifestar contra a reforma judicial lançada para enfraquecer a capacidade dos juízes de anular decisões do governo.
O jornal lista países como Venezuela, Rússia, Hungria e Polônia em contraposição ao Brasil, onde “a independência da Justiça esteve ameaçada, mas sobreviveu ao passar por uma eleição crucial”.
Há uma menção direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que avançou contra o Supremo Tribunal Federal em diversas ocasiões. A reportagem cita como exemplo o discurso em que, diante de apoiadores no 7 de Setembro de 2021, ameaçou não acatar as decisões do ministro Alexandre Moraes.
Em meio às ameaças e aos ataques de Bolsonaro em 2022, diz o veículo, “alguns saudaram Moraes como o homem que salvou a jovem democracia brasileira, mas outros argumentaram que ele foi longe demais, indo além dos ‘negócios habituais’ e concentrando muito poder”.
Fonte: Carta Capital