Apesar do silêncio da governadora Fátima Bezerra – que afirmou não discutir eleições – sobre o fato da deputada federal Natália Bonavides ter colocado seu nome à disposição do diretório estadual do PT para as eleições municipais de 2024, focando a Prefeitura de Natal, lideranças do partido no Rio Grande do Norte celebraram a iniciativa e falaram sobre o protagonismo da sigla na política potiguar. Para presidente do PT em Natal, deputada estadual Divaneide Basílio, o posicionamento da parlamentar é a demonstração de seu compromisso com a luta partidária e com a Capital do Estado.
“O nome dela tem se fortalecido cada vez mais, foi a deputada federal mais votada do Estado nas últimas eleições e tem feito importantes debates desde quando foi vereadora da cidade, que ela conhece bem. Mesmo como federal, nunca se desconectou desses temas centrais da cidade, como o cuidado com a população em situação de rua, o trabalho de inclusão e o transporte público. Criamos um grupo de trabalho para debater a cidade. Mas, ainda é muito cedo para firmar como será essa composição, mas acredito que Natália está aberta a diálogo, assim como nós”, afirmou Divaneide.
Para o vice-presidente do PT no Estado, o vereador de Natal Daniel Valença, a candidatura de Natália Bonavides seria importantíssima para Natal, mas, ainda não há nenhuma conversa interna sobre composição de chapa, que, em sua visão, dificilmente seria “puro sangue”. Ele afirmou que o desejo dos petistas potiguares é construir uma grande frente popular para implementar um programa de esquerda na Capital, voltado para atender às reais necessidades da população natalense, sobretudo a mais carente e os trabalhadores.
“É a possibilidade concreta de termos um transporte público voltado ao bem-estar da população e não aos lucros das empresas do ramo; de educadores e educadoras terem seu piso salarial respeitado; de trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais carreiras do funcionalismo público terem seus planos de cargos, carreiras e salários aprovados e implementados, de mudanças reais na saúde, na atenção básica, na educação pública, de termos uma gestão popular e participativa”, explicou.
Ele explicou ainda que a parte burocrática do processo de construção de candidatura, como é o processo até chegar na oficialização da chapa, tem início com a disponibilização do nome para a instância partidária, mas que a oficialização da chapa só acontece meses antes do pleito. “Só há candidatura após a convenção partidária, que será somente no próximo ano, quando o nome escolhido pelo partido será aprovado pela plenária. Tudo isso é anterior à campanha. Somente as etapas seguintes é que se entra no calendário eleitoral”, explicou o vice-presidente do PT no RN.
O líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Francisco do PT, defendeu que Natália Bonavides é um dos melhores quadros que o partido disponibiliza ao RN, com excelente projeção nacional e que, para o PT do RN, ter um nome “tão competitivo e tão qualificado como o da deputada federal, é motivo de grande esperança para todos”. Ele também destacou a necessidade de a legenda ter um maior protagonismo nas eleições municipais na Capital.
“No momento em que ela disponibiliza o nome dela ao debate interno como uma possível pré-candidata a prefeita de Natal, é muito importante do ponto de vista do protagonismo que o PT pode exercer nas eleições municipais na Capital. Assim como aconteceu na eleição nacional, onde uma ampla frente para eleger o presidente Lula foi construída e, no RN, para reconduzir a governadora Fátima ao governo, não tenho nenhuma dúvida que, em momento oportuno, essa discussão será aberta dentro do partido”, afirmou Francisco.
ENCONTRO COM FÁTIMA
Um dia antes de colocar seu nome à disposição do PT no Rio Grande do Norte para disputar a Prefeitura da Capital, a deputada se encontrou com a governadora Fátima Bezerra e registrou o evento em suas redes sociais. Ela não detalhou o que foi conversado, mas garantiu que foram coisas boas. “Conversa boa com a nossa governadora. Debatemos sobre o futuro do nosso Rio Grande do Norte, as perspectivas são as melhores. Vem coisa boa aí, gente”, escreveu Natália. Procurada pela reportagem do Diário do RN, a governadora respondeu, através do Chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, que não fala sobre eleições no momento.
ABERTO AO DIÁLOGO
Daniel Valença afirmou que o diretório estadual do PT está aberto a diálogos com outras legendas que “constroem o governo Lula, que lutam para desbolsonarizar o país e reconstruí-lo, e que queiram construir uma gestão popular para Natal”, focando nas próximas eleições municipais. Questionado sobre as demais pré-candidaturas já anunciadas – do deputado não-diplomado Wendel Lagartixa (PL) e do comunicador Bruno Giovanni (sem partido) – e que podem vir a se confirmar no próximo ano, ele explicou que ainda estão no campo da conjectura.
Ele também descartou a hipótese de formação de uma chapa com o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB). “Todas são mera especulação, sem nenhum assento na realidade. Não há nenhuma possibilidade de uma chapa com Álvaro Dias, por exemplo, pois somos oposição. Ele lidera uma prefeitura de cunho elitista, bolsonarista em Natal. O que fizeram no Plano Diretor, no transporte público, na saúde e demais áreas é o oposto do que faríamos em uma gestão petista”, disse Daniel.
Segundo a presidente municipal do PT, Divaneide Basílio, a sigla organizará um debate interno sobre as eleições municipais futuramente, mas que o posicionamento de Natália Bonavides é a demonstração de seu compromisso com a luta partidária e com a Capital do Estado.
A parlamentar afirmou que o processo foi deflagrado durante o debate dos festejos dos 43 anos do PT e que, diante disso, foi criado um grupo permanente de trabalho para debater a cidade, que contribuirá com as propostas petistas para a Capital.
Divaneide explicou que o PT hoje integra uma federação e que o debate em torno da candidatura da deputada federal à Prefeitura Municipal também passará por esta. “Foi o momento em que a deputada colocou seu nome à disposição do PT, mas nós ainda teremos um momento com a federação. Já avisei aos presidentes municipais do PCdoB (Jan Varela) e do PV (Maurício Gurgel), que ficaram muito felizes com a notícia, mas essa não é uma decisão unilateral. Vamos fazer o debate na federação”, explicou Divaneide.
A deputada estadual disse ainda que o PT tem um trabalho de oposição em Natal e que foi alvo de debates no último encontro do diretório, mas que ainda não há nenhuma avaliação sobre o cenário eleitoral para 2024. “Vamos nos posicionar mais à frente, porque nosso foco é a conjuntura como um todo, mas o processo foi deflagrado para iniciarmos um debate sobre Natal, a partir do nome que Natália disponibilizou”, disse.