Com a chegada do Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal reforça o alerta para a contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), entre elas o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Uma das tecnologias de prevenção combinada disponíveis no município é a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), estratégia que pode ser utilizada após situações que apresentem risco de infecção pelo vírus.
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV é composta por medicamentos antirretrovirais e tem como objetivo reduzir o risco de infecção em casos de potencial exposição ao vírus.
A PEP deve ser utilizada em situações de urgência, como nos casos de violência sexual, relações sexuais desprotegidas, sem o uso de preservativo ou em caso de rompimento, e em acidentes ocupacionais, como aqueles envolvendo instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico.
É recomendado que o tratamento seja iniciado o mais breve possível após o incidente, com prazo máximo de até 72 horas após a exposição. A terapia tem duração de 28 dias, período em que a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após a conclusão do tratamento.
“Durante o Carnaval, pode ser que aconteça alguma situação que fuja ao controle e represente risco de contaminação pela doença. Por isso, é importante que as pessoas saibam onde procurar ajuda, pois é imprescindível que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível”, explica Tayane Oliveira, responsável técnica do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal, reforçando também a importância do uso do preservativo.
Em Natal, o acesso à PEP está disponível nos serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), maternidades e a Unidade Mista Mãe Luiza. Pessoas que tenham passado por situações que aumentem o risco de contágio podem procurar qualquer um desses serviços, que funcionam 24 horas na capital.
O coordenador de enfermagem da UPA Potengi, Adilson Almeida, explica como funciona o fluxo de atendimento. “O paciente dá entrada na unidade, passa pela recepção e aguarda o acolhimento. Nesse momento, é atendido pelo enfermeiro, que realiza a classificação de risco, e em seguida aguarda o atendimento médico. Após a prescrição, o paciente é encaminhado para receber a medicação”, detalha, destacando que, nesses casos, há prioridade no atendimento.
Locais de dispensação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
UPA Esperança – Av. Paraíba, 214, Cidade da Esperança
UPA Pajuçara – Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, 3393, Pajuçara
UPA Potengi – Av. Senhor do Bonfim, s/n, Potengi
UPA Satélite – Av. dos Xavantes, 1228, Pitimbu – Cidade Satélite
Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto (HMAIP) e Centro Abraçar – Rua Coronel Joaquim Manoel, nº 654, Petrópolis (gestantes, crianças e adolescentes em acolhimento)
Maternidade Leide Morais – Av. das Fronteiras, s/n, Nossa Senhora da Apresentação (gestantes)
Unidade Mista Mãe Luiza – Rua João XXIII, s/n, Mãe Luiza

