A Secretaria Municipal de Planejamento sediou, nesta segunda-feira (27), mais uma reunião das Câmaras Temáticas para avaliar o desempenho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao longo de 2025. O encontro reuniu o secretariado municipal e destacou os avanços alcançados pela gestão na ampliação e qualificação dos serviços de saúde oferecidos à população.
Desde o início do ano, a SMS tem intensificado ações para reduzir a demanda reprimida por atendimentos e exames. No começo de 2025, mais de 163 mil procedimentos estavam na fila de espera. Com a realização de mutirões e ajustes no fluxo de agendamento, esse número caiu para cerca de 139 mil, uma redução de 15%. Um dos destaques foi o mutirão de colonoscopia, que diminuiu a fila de mais de 6 mil para 3.358 pacientes após as ações realizadas em março.
A substituição, em setembro, da Cooperativa Médica (Coopmed) pelas empresas Justiz e Proseg também vem apresentando resultados positivos na rede de urgência e emergência. A mudança, que passou a vigorar em 1º de setembro, já reflete em um aumento significativo nos atendimentos das unidades municipais.
De agosto para setembro, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registraram crescimento de 12% nos atendimentos — de 33.033 para 39.974. Em ortopedia, o aumento foi de 10%; nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de 13%; nas especialidades médicas, de 11%; e na odontologia, o crescimento foi de 50%, passando de 430 para 665 atendimentos. No total, a rede municipal saltou de 96.610 para 108.743 atendimentos em um mês, um aumento de 12%.
Para os próximos meses, a Secretaria Municipal de Saúde se prepara para expandir ainda mais o acesso da população aos serviços especializados e pediátricos. A partir de novembro, será implantado um projeto piloto em duas unidades — UBS Pajuçara e UBS Felipe Camarão II — com horário estendido das 17h00 às 20h00. O objetivo é realizar mais de 2 mil consultas por mês, contemplando 12 especialidades, entre elas Psiquiatria, Ortopedia, Mastologia, Pediatria, Otorrino, Ginecologia, Dermatologia, Cardiologia, Neurologia e Oncologia.
Além disso, a SMS vai reforçar o atendimento pediátrico com a inclusão de três novos profissionais na rede municipal, que atuarão nas UBS Panatis (Zona Norte), CEI Leste e UBS Rosângela Lima (Planalto). A medida deve representar um acréscimo de 720 consultas mensais.
A vice-prefeita Joanna Guerra destacou o trabalho desenvolvido pela equipe da saúde municipal. “Parabenizo e agradeço o trabalho do secretário Geraldo Pinho, que vem desempenhando um papel fundamental à frente da pasta da Saúde. Tanto eu quanto o prefeito Paulinho Freire temos total admiração e confiança nesse trabalho”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, também ressaltou o avanço das ações e a expectativa de melhorias contínuas nos serviços.“São essas ações que já estamos fazendo e as que estão por vir que vão consolidar um novo patamar na saúde municipal. Com os esforços da equipe, as contratações e os projetos em andamento, acreditamos que até o final do próximo ano teremos uma redução ainda mais significativa no tempo de espera por consultas e exames”, declarou.
Segundo o secretário, o trabalho da SMS é contínuo, e a gestão está empenhada em garantir o melhor atendimento à população. Ele reforçou que, a cada exame ou consulta realizada, novas demandas surgem, o que exige esforço permanente para manter o ritmo de atendimento e entregar uma assistência cada vez mais eficiente e humanizada.
Com ações planejadas e resultados concretos, a Prefeitura do Natal segue fortalecendo a rede municipal de saúde e ampliando o cuidado com a população.
*Com informações de Tribuna do Norte

