“O desejo do brasileiro é passar o que ele chama ‘Natal Luz’ em Gramado, não tem desejo de passar o ‘Natal em Natal’ não. O Natal em Natal não atrai turista. E quando eu digo não atrai, é porque o turista que estiver em Natal nesse período vem para o turismo de sol e mar. Ele não veio por conta do Natal em Natal. Eu não estou querendo desvalorizar nada não. Precisam de uma ação de governo com planejamento e muita antecedência, um investimento infinitamente maior do que é investido”, afirmou o presidente da ABIH, Abdon Gosson, a respeito do que se é observado atualmente no turismo do RN. Para ele, apesar da Capital ter um nome que deveria agregar valor ao turismo local, não é assim que isso funciona na prática.
“Deveria ser a cidade mais atrativa do Brasil, até do mundo, pelo motivo da cidade ser o nome do Natal, pelo dia que foi fundada sendo o dia do Natal, ou seja, as pessoas procuram muito mais a cidade de Gramado pelo Natal, que lá tem o Natal Luz, do que Natal, a capital do Rio Grande do Norte”, destacou.
O presidente avaliou ainda quais medidas poderiam ser tomadas para o resgate desse turismo atrelado ao Natal em Natal, destacando a importância de um planejamento.
“Ter uma cidade deslumbrante com o período de Natal. A gente está praticamente na véspera do natal, e ainda estão lançando as atrações que vão fazer os shows na época. Essa árvore de natal era para ter sido acesa muito tempo antes. Para Natal ser a cidade mais linda do mundo, do Brasil, né? Qual é o exemplo? Gramado. Gramado se estruturou, deixou a cidade linda, com shows, espetáculos e muita coisa. E divulga para o Brasil e para o mundo”.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de turismo no Brasil deve faturar entre novembro deste ano e fevereiro de 2024 – R$ 155,87 bilhões, esse valor representa um aumento real de 5,6%, em relação ao mesmo período da última temporada, sendo a maior movimentação financeira do setor desde o início do levantamento, em 2012.
Já o cenário local, com a alta estação começando pelo Carnatal, seguindo com as festas de final de ano e o mês de janeiro inteiro, conforme o presidente explica, o que se avalia até momento é de uma estimativa de movimento na economia, com uma ocupação média acima de 70%, podendo chegar a 75%, com hotéis podendo atingir também de 80% até 100% de ocupação.
“Quanto mais alta a ocupação da hotelaria, mais turistas no destino, mais dinheiro para a nossa economia. Então, já se esperava isso, não só no Brasil como no mundo inteiro, ainda o efeito pós-pandemia, 2022 em recuperação, 2023 acelerando e 2024 consolidando a retomada total. É boa essa notícia porque o turismo, não só também no Brasil, no mundo inteiro, mas a gente sofreu drasticamente. Então, o setor que sofreu muito, ele precisa se recuperar e a gente precisa comemorar esse setor que mais gera emprego e renda aqui no estado do Rio Grande do Norte”.
Abdon Gosson ainda explicou que é bem mais do que uma inserção de recursos, mas que é necessário um ponto estratégico para concentrar essas demandas e suprir o turismo voltado ao Natal em Natal, transformando esse ponto em um ‘local’.
“Qualquer cidade do mundo é um local, não precisa ter árvore de natal na zona norte, árvore de natal em Ponta Negra, tem que concentrar num lugar só e fazer com que aquilo seja realmente um local deslumbrante. A gente não tem esse natal, vem caminhando, vem tentando fazer, mas ainda a gente não acertou exatamente essa fórmula para fazer com que seja o melhor e o mais espetacular natal do Brasil”.
Apesar dos três dias de carnatal em Natal, de 8 a 10 de dezembro, Abdon Gosson afirmou que esta ainda é uma baixa estação, mas que eventos de grande porte dão uma movimentada na economia do RN.
“Ainda não tem os números finais, mas a gente espera que tenha ficado em torno de 80%. Então, é muito bom, a ocupação não é só para a hotelaria, hotel cheio significa muito turista, né? E o turismo, ele envolve 52 segmentos. Então, muito turista na cidade, muito turista consumindo em bar, em restaurante, em shopping center, fazendo passeios, deixando dinheiro na economia. Então, o carnatal não é o ‘carnatal’ especificamente, são eventos de grande porte como o carnatal que são muito bem-vindos e sempre aquece a economia do turismo”.

