Durante sete dias, Natal foi palco da seletiva sul-americana para definir as três vagas para a Copa do Mundo de Xadrez. Os brasileiros levaram a melhor sobre os adversários da Bolívia, Equador e Peru, conquistando todas as vagas no Zonal 2.4 FIDE – CBX 2022.
O Grande Mestre (GM) Alexandr Fier, número 2 do Brasil, confirmou o seu favoritismo e conquistou o título de campeão, enquanto o GM Evandro Barbosa, foi o vice-campeão e ficou com a segunda vaga. No feminino, a Mestre Internacional (WIM) Kathie Librelato sagrou-se campeã e a classificação para o mundial.
O evento em Natal reuniu 57 enxadristas e teve três potiguares que se tornaram Mestres Nacionais (MN), Giovanni Brandão, João Vitor e Renee Brambilla. O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo, considerou o torneio um grande sucesso.
“A competição foi acima das expectativas com relação a força e competitividade, tivemos alguns dos melhores jogadores sul-americanos e mesmo com o favoritismo, a competição foi muito acirrada, e quero parabenizar todos os atletas, o árbitro principal e vice-presidente técnico da CBX, Kaiser Mafra, e as colaboradoras Elaine Lígia e Maíce Bárbara pelo capricho com a competição”.