O videoclipe “Saudade da Preta” – dirigido por Camila Pedrassoli, Mylena Sousa e Rafaela Brito, com roteiro colaborativo de Camila Pedrassoli, Rafaela Brito e Batuque de Mulheres – foi gravado em Natal, na Usina Feminista – Sede do GAMI e na Praia do Forte, e em Parnamirim, no Riacho Taborda, em Pium. O clipe retrata o single de mesmo nome, da artista Rafaela Brito, com Pretta Soul e o grupo Batuque de Mulheres, lançado no mês de fevereiro e disponível em todas as plataformas digitais,
A produção audiovisual é assinada pela Guria Produtora e contou com a participação das artistas Rafaela Brito, Pretta Soul e 40 integrantes do Batuque de Mulheres, além das homenageadas Maria das Graças, Maria Lobélia e Maria Lindalvania e do grupo Bambelô Cajueiro Abalô.
“Eu tenho um trabalho desenvolvido com os mestres de cultura popular, com o grupo Bambelô Cajueiro Abalô, do Mestre Pedro e do Mestre Arraia, com as filhas dele, que fazem parte do grupo. É um grupo que honra muito a ancestralidade, o protagonismo ali é muito feminino, porque tem dois mestres e o resto é a mulherada, e onde tem mulherada, eu estou. Aí eu falei: vamos fazer com o Bambelô Cajueiro Abalô e gravar no rio, no quintal do mestre. Saudade da Preta é uma homenagem a todas que vieram antes de nós. Mulheres, pretas, lavadeiras, mulheres das águas. Toda essa força que rege, que cura e que limpa.” (Rafaela Brito, artista).
“Pra nós da Guria Produtora é uma felicidade ver esse grande encontro acontecendo e florescendo. Acompanhar de perto a evolução das alunas durante o ano se comprometendo com a música e participando de todas as etapas, além de passarem pelo processo todo do reconhecimento da canção, da letra, depois a preparação corporal e vocal, as aulas de produção musical mostrando como que construímos a música, a colaboração das alunas no roteiro do videoclipe, as gravações, até a chegada do produto final. Muito felizes de poder chegar num resultado tão lindo, de uma música tão especial para a Rafaela e para o Batuque de Mulheres, reflexo dessa união de tantas pessoas afim de fazer a coisa acontecer da melhor maneira. Por aqui ficam os agradecimentos à equipe do GAMI/RN, a Cores Que Tocam Produções e todas as artistas, Pretta Soul, incrível como sempre, alunas e equipes do Batuque de Mulheres por confiarem no nosso trabalho pra desenvolver isso juntas.” (Camila Pedrassoli, diretora da Guria Produtora)
Este projeto audiovisual envolveu a participação direta de mais de 50 mulheres, pessoas trans e não-binárias, distribuídas entre artistas, produtoras, coordenação, videomakers, editoras, social media e apoio. Um trabalho que reuniu as potencialidades de todas elas.
O projeto Batuque de Mulheres do GAMI e a produção e lançamento de Saudade da Preta têm o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, do Instituto Neoenergia, da Neoenergia Cosern, através da Lei Câmara Cascudo. A realização é da Cores Que Tocam Produções e do GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes. A produção é da Guria Produtora e da Pólen Aceleradora Musical.
Assista o clipe aqui: https://www.youtube.com/@gamimulheres