A procuradora de Justiça Myrian Coeli Gondim D´Oliveira Solino tomou posse nessa segunda-feira (3) no cargo de corregedora-geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Myrian Solino, que foi eleita por aclamação pelo Colégio de Procuradores de Justiça do MPRN (CPJ/MPRN) para complementação do biênio 2023/2025, exercerá o cargo até o dia 21 de abril deste ano. Ela assume o lugar da procuradora de Justiça Iadya Gama Maio, que renunciou ao cargo.
A posse ocorreu durante a 1ª sessão extraordinária solene do CPJ, no Plenário da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Natal. Myrian Coeli trouxe na sua fala sua experiência como corregedora-geral adjunta. “Aceitei o desafio de ser adjunta da doutora Iadya e esperava mais aprender e ganhar experiência do que propriamente vir a comandar um dia o órgão correcional”, contou. Ela ainda aproveitou o momento para pedir o apoio dos demais procuradores e da equipe da CGMP para cumprir a missão com êxito.
Na ocasião, a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, destacou a qualidade do trabalho realizado pela Corregedoria-Geral durante os últimos anos. “Gostaria de parabenizar o trabalho que vem sendo desempenhado pela Corregedoria, que tinha à frente a doutora Iadya, e de toda a sua equipe, e que agora permanecerá sob o comando de doutora Myrian e de doutora Darci Pinheiro”, disse. Elaine Cardoso, durante a sua fala, também relembrou os dois momentos em que integrou o órgão. “Muito me honra nessa gestão poder atuar de forma colaborativa com a Corregedoria, no sentido de assegurar que tudo aquilo que for voltado para o fortalecimento de nossa instituição e para o melhor exercício das nossas missões institucionais, seja viabilizado”, destacou.
Saudando a nova corregedora-geral, o procurador de Justiça Anísio Marinho Neto recordou a trajetória de Myrian Coeli, ressaltando o início de sua carreira na instituição em um tempo em que pouco se via mulheres ocupando espaços, especialmente o de promotora de Justiça. “Acredito que a colega terá disposição de luta, de trabalho e de comprometimento com a causa pública, juntamente com a corregedora-geral adjunta, Darci Pinheiro, e toda a equipe. Colegas, estaremos sempre juntos para servir a sociedade potiguar”, pontuou. Anísio Marinho Neto ainda reforçou o compromisso da Corregedoria-Geral com o papel de fiscalizar e orientar o trabalho dos membros do MPRN, aferindo critérios de qualidade, tempestividade e resolutividade.
O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Ampern), Clayton Barreto, destacou o trabalho relevante da instituição para o aperfeiçoamento das atividades ministeriais, a partir da orientação dos membros, fiscalização das atividades funcionais e na realização de projetos que contribuem para a transparência e o desenvolvimento do trabalhos dos membros em prol da sociedade.
“As atividades realizadas pela Corregedoria-Geral do MPRN impactaram e, certamente, continuarão por muito tempo impactando positivamente a atividade-fim do Ministério Público potiguar”, frisou. Para a nova corregedora-geral, o presidente da Ampern reconheceu que “a experiência como corregedora-geral adjunta lapidou as suas qualidades profissionais e desenvolveu as suas virtudes pessoais, contribuindo para que esteja preparada, motivada e atenta aos projetos, ações, orientações e unidades que são acompanhadas pela Corregedoria-Geral do MPRN”.