Cerca de uma tonelada de lixo foi retirada do estuário do Rio Potengi na manhã desta quinta-feira (5), em um grande mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura do Natal em parceria com o Instituto Navegar. A ação marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente e integrou a programação da Sema Natal 2025, que este ano tem como tema “Soluções Locais para Desafios Globais”.
>>Clique aqui para entrar na comunidade de notícias do Diário no WhatsApp
A mobilização reuniu servidores públicos, voluntários, estudantes e representantes de diversas instituições. Com concentração no Iate Clube de Natal, as equipes atuaram na margem esquerda do estuário, próximo à Redinha, recolhendo uma grande variedade de resíduos: tampinhas de plástico, garrafas PET, isopor, sacolas, embalagens, copos descartáveis, pneus, redes de pesca, cocos e até uma carcaça de geladeira.
O presidente do Instituto Navegar, Tárcis Trajano, ressalta a importância da ação, que faz parte do processo de cuidar da nossa principal bacia hidrográfica e preservar um símbolo da identidade cultural de Natal que é o Rio Potengi.
“Unindo esforços conseguimos aumentar esse impacto positivo em prol do nosso Rio Potengi. Nosso trabalho consiste em pelo menos uma vez por semana limpar a área do estuário, e hoje estamos aqui num mutirão com a presença de várias instituições parceiras e um grupo de 74 crianças atendidas pela ADIC.”, disse.
A ação se alinha ao ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima, reforçando o compromisso da cidade com a preservação ambiental e a conscientização da população sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos sólidos.
E também integra o projeto Limpa Mangue, uma iniciativa contínua do Instituto Navegar que busca preservar o estuário do Potengi por meio da coleta regular de resíduos, ações de educação ambiental e cidadania junto à comunidade do Passo da Pátria, além da triagem e destinação sustentável dos materiais recicláveis. O projeto tem como meta retirar 10 toneladas de lixo da região e fortalecer o desenvolvimento sustentável local.
Participaram do mutirão voluntários da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Marinha do Brasil, além de 74 alunos da Associação Para o Desenvolvimentos de Iniciativas de Cidadania do RN (ADIC).