Por Emanuel Lacerda
No mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, a Ladies of Liberty Alliance Natal (LOLA Natal), uma organização não governamental dedicada a apoiar mulheres, ofereceu um dia especial de cuidados e beleza para mulheres venezuelanas refugiadas que vivem na capital potiguar.
A ação teve como objetivo proporcionar às mulheres refugiadas um momento de relaxamento e autocuidado, além de promover a autoestima e bem-estar. Durante o dia, as participantes tiveram acesso a uma variedade de serviços de beleza, incluindo cortes de cabelo e escova, manicure e outros tratamentos estéticos.
“Para as participantes, essa foi uma experiência única e significativa, proporcionando-lhes não apenas uma transformação física, mas também um momento de acolhimento e inclusão. Muitas delas compartilharam histórias de desafios enfrentados em seus países de origem e durante o processo de migração”, comentou a presidenta da LOLA Natal, Maria Eduarda Araújo Damásio Santos, 21 anos.
Maria Eduarda ressaltou ainda que as famílias vêm da Venezuela para o RN buscando uma vida melhor devido à situação política, econômica e social do país, que é difícil. “A Venezuela está vivendo em extrema pobreza devido à ditadura socialista, que vem acontecendo há muitos anos. E aqui no Brasil, por mais que seja difícil viver como um venezuelano refugiado, é melhor do que viver nas condições em que elas viviam lá”, explicou.
A LOLA Natal faz parte de uma organização internacional que busca aproximar mais mulheres dos ideais do liberalismo econômico, político e social, bem como capacitar e desenvolver líderes femininas através de projetos realizados por núcleos estaduais.
A equipe do salão Jane Unhas e Cabelos expressou gratidão por contribuir para essa causa nobre. No final do dia, as mulheres refugiadas deixaram o salão de beleza com sorrisos nos rostos e corações cheios de gratidão, lembrando que, mesmo em meio a desafios, ainda há espaço para a beleza, a esperança e a solidariedade.