O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e o Governo do Estado celebraram um acordo para garantir a abertura de 40 leitos no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena (HRDML) e mais 8 leitos no Hospital João Machado (HJM). Essa ampliação permitirá a transferência de pacientes para a realização da reforma do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), e após essa etapa, os leitos serão incorporados à rede pública de saúde.
O acordo também prevê a nomeação de mais de 60 aprovados em concurso público, além da habilitação de profissionais temporários para atender a demanda. A reforma do HRDML, que visava melhorar sua estrutura física para atender ao perfil de traumatoortopedia, foi concluída, resultando na instalação de 66 novos leitos, dos quais 40 estavam desocupados devido à falta de recursos humanos.
Os 40 leitos do HRDML serão fundamentais para transferir pacientes e permitir a reforma do segundo andar do HMWG, enquanto os 8 leitos no HJM também serão ativados. Com a abertura dos leitos, haverá um aditivo ao contrato com a empresa SORT para incrementar as cirurgias ortopédicas.
Após a reforma do HMWG, os leitos abertos no HRDML e no HJM serão integrados à rede pública de saúde, beneficiando a população do Rio Grande do Norte.