O Ministério Público Federal (MPF) participou, nesta quinta-feira (6), de uma inspeção judicial no Açude Itans, em Caicó (RN), para avaliar alternativas de desvio do tráfego na RN-118, rodovia que passa sobre a parede do reservatório. A medida faz parte de uma ação civil pública movida pelo MPF para solucionar problemas estruturais que colocam em risco a população e os veículos que circulam pelo trecho.
No local, foram verificadas as falhas estruturais e possíveis rotas alternativas para o tráfego. O procurador da República Victor Queiroga destacou que a situação exige providências urgentes.
“O açude hoje está com pouco volume de água, mas, no caso de uma cheia mais forte, haverá danos mais relevantes e riscos para a população que vive no entorno”, alertou Victor Queiroga. Segundo ele, a inspeção permitiu constatar o intenso tráfego de veículos em uma rodovia estreita e reforçou a necessidade de um desvio com o menor impacto possível para a comunidade.
A Justiça Federal promoverá uma nova audiência para a apresentação de propostas de desvio emergencial e definitivo. O Açude Itans está classificado como de Risco Médio e Dano Potencial Associado Alto, conforme o Relatório de Segurança de Barragens de 2024, o que mostra a urgência das medidas.