A suspeita de manipulação de resultados em dois jogos pelo Campeonato Potiguar, de ABC 6×0 Força e Luz, e Santa Cruz 2×0 Globo, já entrou em fase de investigação pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O promotor que cuida da fiscalização do Estatuto do Torcedor no estado, Luiz Eduardo Marinho, recebeu o pedido de investigação solicitado pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e determinou ontem a instauração de duas Notícias de Fato (NFs), um processo administrativo, que visa colher o maior número de informações possíveis para definição se o caso poderá ser resolvido por meio de auditoria interna ou através de inquérito policial.
“Recebi os informes da federação e já determinei instauração de duas NFs para levantar os dados e investigar”, disse Luiz Eduardo que alertou para o fato de não ser uma denúncia. “Vale destacar que ainda não há nomes de envolvidos, por tanto tratam-se apenas de informes e não de uma denúncia, mas no primeiro momento parece que todos os casos estão vinculados”, revelou.
Se forem confirmadas as irregularidades, o presidente da FNF José Vanildo, espera que todos os envolvidos sejam rigorosamente punidos. “Essas possíveis fraudes que foram enviadas por uma empresa que presta serviços para a CBF, se forem realmente confirmadas pelo Ministério Público e TJD, todos os envolvidos serão punidos pelo rigor da lei penal e também na área administrativa esportiva”, avisou.
Na apuração realizada pela empresa contratada pela CBF para apontar possíveis fraudes nos resultados do futebol brasileiro, são analisados nomes de atletas reincidentes em manipulações. No caso do campeonato potiguar, os nomes de todos os jogadores que compõem os elencos do Força e Luz e Globo estão sendo investigados individualmente.