DE OLHO NO APITO
O desafio do ABC no próximo sábado (9) vai muito além das quatro linhas. Enfrentar o Caxias no Estádio Centenário, onde o time gaúcho mantém 100% de aproveitamento nesta Série C, já seria uma missão por si só complicada. Mas o cenário ganha contornos ainda mais delicados com a escalação do árbitro carioca Felipe Gonçalves Paludo para comandar a partida. Paludo não é um nome qualquer na história recente dos dois clubes. Foi ele o responsável pela súmula equivocada no polêmico jogo entre Athletic e ABC, episódio que culminou em um longo processo jurídico envolvendo o lateral Yuri Ferraz e acabou sendo decidido apenas nos tribunais do STJD, ocasionando no rebaixamento do time gaúcho. O erro, à época, acendeu o alerta sobre a responsabilidade da arbitragem em momentos cruciais da competição. Com esse histórico, a presença do árbitro naturalmente gera preocupação nos bastidores dos alvinegros e grenás, adicionando uma dose de tensão à já difícil missão do ABC.
IMPARCIALIDADE
Que a partida na Serra Gaúcha seja decidida apenas no talento dos jogadores e que o árbitro atue com total imparcialidade e precisão — é o que deseja não só o torcedor do ABC e do Caxias, mas todos que prezam pelo futebol justo e bem disputado.
SAIU POR CIMA
Após toda a polêmica do churrasco com cerveja, Matheus Martins ainda poderá render frutos ao ABC. O atacante vai para o futebol português e como parte do acordo, o ABC manteve 30% dos direitos econômicos do jogador para uma possível venda no futuro.
DOIS JOGOS EM CASA
O ABC precisa somar 23 pontos para escapar do rebaixamento, como a fase em Natal não é boa, acredito que pelo menos uma das duas vitórias que precisa virá dos confrontos restantes fora de casa contra o Caxias ou Retrô, em campo neutro, melhor dizendo.
CHANCES MATEMÁTICAS
De acordo com o site Chance de Gol, o ABC tem 20% de chances de rebaixamento. A classificação no G-8 é praticamente impossível, apenas 6%. Pelo equilíbrio entre as equipes nesta reta final, acredito que com 22 pontos o ABC escapa.
COMPOR O ELENCO
O América SAF segue investindo pouco. Depois de trazer Gabriel Lima, agora foi a vez de contratar Heliardo. Atacante de 33 anos, que estava no Volta Redonda, onde atuou somente 198 minutos em três jogos e não marcou gols. Mais um para compor elenco.
DUAS VAGAS
Alecrim, Baraúnas e QFC largam como os favoritos ao acesso à Primeira Divisão de 2026. Mossoró Esporte Clube, Potyguar Seridoense, Univap e Visão Celeste correm por fora na briga pelas duas vagas. Em outubro teremos fortes emoções, aguardem.

