CARLOS MOTA TEM RAZÃO
As palavras do ex-zagueiro Carlos Mota na entrevista à 95FM são um retrato fiel de uma realidade preocupante no futebol potiguar. América e ABC, dois gigantes do nosso cenário local, têm sofrido não apenas dentro das quatro linhas, mas também na formação e manutenção de elencos competitivos e com identidade. Mota, que viveu de perto o auge do América, com o acesso à Série A em 1996 e o título da Copa do Nordeste em 1998, toca em um ponto crucial: a ausência de uma base sólida e duradoura. Hoje, a rotatividade de atletas é alta, os elencos mudam praticamente todos os anos e, com isso, o entrosamento e o sentimento de pertencimento ao clube se perdem.
Antigamente, como o próprio ídolo destacou, boa parte do time era mantida, o que dava continuidade ao trabalho. Jogadores criavam laços com o clube e com a torcida, conheciam a filosofia da instituição e jogavam, inclusive, amistosos durante a entressafra das competições, mantendo o ritmo e o entrosamento.
CAMINHO DE VOLTA
Hoje, sem uma base, os clubes recomeçam do zero a cada temporada. Cabe às diretorias de América e ABC entenderem que investir em formação, manter jogadores da casa e valorizar a continuidade pode ser o caminho de volta aos grandes momentos do passado.
IGNÁCIO X MOTA
O zagueiro Ignácio que brilha no Fluminense foi revelado pelo ex-atleta Carlos Mota. Natural de Currais Novos, Ignácio teve Mota como técnico no Santa Cruz de Inharé. Foi indicado para a base do América, mas só ficou 30 dia no CT Alvirrubro.
NINGUÉM VIU
O América SAF negociou o meia-atacante Ivanildo, de 17 anos, junto ao Red Bull Bragantino-SP. A transação envolve a venda de 50% dos direitos econômicos do atleta, com pagamento à vista, além de manter os 50% restantes.
35,7% DE APROVEITAMENTO
Evaristo Piza comandou o ABC em 14 jogos. No total, foram duas vitórias, nove empates e três derrotas, contabilizando um aproveitamento de 35,7%. O treinador deixa o time muito próximo da zona de rebaixamento, em 16º lugar.
160 MILHÕES NA CONTA
Depois do golaço marcado contra o Bayern, o Zenit não demorou para fechar com Gerson. O camisa 8 está oficialmente de saída do Flamengo. O Zenit pagou à vista a multa de 25 milhões de euros (R$ 160 milhões) para selar a contratação.
JOGO FESTIVO
Neto Caraúbas e Ronaldo Angelim vão promover um jogo beneficente festivo no dia 17 de agosto na cidade paraibana de Patos. O dinheiro arrecadado será doado para instituição de caridade. A ação vem acontecendo na região Norte-Nordeste.