Dado x “Toqueiros”
Essa será a segunda passagem de Dado Cavalcanti pelo América. O treinador esteve por aqui em 2010, quando não conseguiu salvar o clube do rebaixamento à Série C, mas o bom trabalho garantiu a permanência para o disputa do Campeonato Estadual de 2011. Só que a campanha não foi boa e o técnico foi demitido após derrota para o Potiguar e na sua despedida, lembro bem, ele saiu atirando contra a arbitragem e os “toqueiros” da imprensa. Agora, muito mais experiente, com trabalhos vitoriosos pelo Paysandu e Bahia, creio que Dado não irá bater de frente com árbitros e jornalistas. Se não der para salvar o América novamente da degola, pois a tarefa é difícil, mas não impossível, pelo menos saberemos que sua contratação não foi em vão. A chegada dele mostra que a SAF está mesmo decidida a investir nas categorias de base, pois o técnico fez um excelente trabalho nas bases do tricolor baiano. Resta saber se os toqueiros irão deixar.
Reforços
A SAF do América está prometendo anunciar mais reforços para essa reta final de Campeonato Brasileiro da Série C. Os dirigentes buscam atletas com perfil de Série B para as posições de zagueiro, lateral, volante e meio-campo. Pelo jeito, dinheiro não falta na Hipe, o problema será encontrar esses jogadores.
Dispensas
Para contratar, a Hipe terá que dispensar. Entre os jogadores cotados para deixar o América estão os laterais Everton Silva e Luiz Paulo, o zagueiro Edson Silva e o atacante Kaio Nunes. Mas acho que cabe mais gente nesta barca alvirrubra, principalmente com os homens de ataque, o pior setor do time.
Alteração
A CBF alterou a data e os horários de três jogos do América. O Altos do Piauí pediu para antecipar o horário do jogo das 19h para às 16h, no dia 16, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. O duelo contra Paysandu em Natal passou do dia 29 para 30 de julho, às 16h, na Arena das Dunas. Já o confronto contra o Figueirense foi antecipado do dia 6 para 5 de agosto, às 19h, no estádio Orlando Scarpelli
Série D
Dos 64 clubes que iniciaram a Série D, oito já estão classificados para o mata-mata e 12 não possuem mais chances. Restam 44 clubes disputando as vagas restantes. A Série D é dividida em oito grupos, com oito times em cada. Credenciam-se a disputar o mata-mata os quatro mais bem pontuados de cada chave. Pelo RN, o Potiguar está muito próximo da vaga.
Absurdo
O atual presidente da Federação de Futebol de Roraima foi eleito por sete votos a dois contra a chapa concorrente encabeçada por Oziel Neto, dirigente do Baré. Se cumprir o mandato até 2026, Xaud pode chegar a 50 anos à frente da entidade. Como o futebol roraimense praticamente não existe, a única utilidade da federação é o voto nas eleições da CBF.
Libra x LFF
A principal diferença entre os dois blocos é que o investidor da Libra (Mubadala) topa comprar 12,5% da participação de cada clube por 50 anos, enquanto os investidores da Liga Forte Futebol vão fazer aquisição de 20% de cada associado, pelo mesmo período. Os únicos clubes que ainda não assinaram: Inter, Náutico e ABC.
Tocantins
O ABC comunicou que o volante Bruno Lima e o atacante Lucas Tocantins não fazem mais parte do elenco alvinegro. Lucas Tocantins já havia demonstrado o interesse em deixar o clube há algum tempo, conversou ontem com a diretoria, definiu os detalhes e assinou a rescisão.