O Ministério das Mulheres promoveu, neste domingo (1º), uma mobilização de enfrentamento à violência contra as mulheres e ao feminicídio durante a final da Supercopa do Brasil 2026, entre Flamengo e Corinthians, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A ação ocorreu em meio a um público de 71.244 pessoas, recorde de público do evento.
A iniciativa integrou a Tenda Lilás, que realizou atividades de conscientização antes do início da partida, vencida pelo Corinthians por 2 a 0. Entre as ações, houve distribuição de materiais informativos e exibição de vídeos nos telões do estádio, com mensagens de combate à violência contra as mulheres e divulgação do Ligue 180, serviço nacional gratuito e confidencial de atendimento.

Durante a mobilização, representantes do Ministério das Mulheres destacaram o uso de grandes eventos esportivos como espaços estratégicos para ampliar o alcance das campanhas de prevenção e estimular a denúncia de casos de violência. Dados apresentados pela pasta apontam que episódios de violência contra mulheres tendem a aumentar em dias de jogos.
A ação também contou com a presença da secretária-executiva do ministério e de representantes da área de participação social, que reforçaram a importância do engajamento da sociedade no enfrentamento ao feminicídio e na proteção das mulheres.
Criada como uma iniciativa itinerante, a Tenda Lilás reúne ações de informação, orientação e mobilização social voltadas à prevenção da violência e ao fortalecimento da rede de proteção. Lançado em dezembro de 2025, o projeto já realizou mais de 30 mil atendimentos em ações anteriores.
A mobilização no Mané Garrincha foi realizada em parceria com o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Arena BRB.

