O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão promovendo um grande mutirão no Nordeste para atender os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência. De 11 a 28 de março, duas unidades no Rio Grande do Norte, que não contam com atendimento de perícia médica, serão contempladas com a ação. Os atendimentos serão realizados nas agências de Macau e Pau dos Ferros.
Os agendamentos poderão ser feitos pelos requerentes através dos canais de atendimento, como a central telefônica 135 e o Meu INSS (aplicativo ou site).
No total, serão promovidos atendimentos em 56 unidades em toda a região Nordeste, com mais de 6 mil vagas abertas. Essa iniciativa, que contempla os nove estados da região, tem como objetivo oferecer uma resposta mais rápida para as pessoas que solicitaram o BPC.
Segundo Caio Figueiredo, superintendente regional do INSS no Nordeste, essa ação reforça o compromisso do Instituto e do Ministério com a população e com os requerentes do BPC à pessoa com deficiência. Ele ressaltou que a prioridade do mutirão é atender os lugares que não possuem perícia médica, evitando que pessoas com quadro de saúde grave precisem se deslocar para outros municípios.
Essa ação faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) do Ministério da Previdência Social e inicia o Programa de Enfrentamento à Fila do BPC no Nordeste, buscando agilizar a concessão de benefícios e o reconhecimento de direitos da população.