O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a prorrogação da suspensão de banhos de sol, visitas e outras atividades para detentos das cinco penitenciárias federais do Brasil. A medida, inicialmente prevista para encerrar neste sábado (17), foi estendida até a próxima quarta-feira (21).
A decisão foi tomada após a fuga de dois presos de alta periculosidade da Penitenciária Federal de Mossoró, na última quarta-feira (14). Essa foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal. Os fugitivos ainda não foram recapturados, e uma recompensa de R$ 50 mil está sendo oferecida por informações que levem à captura deles.
Além da suspensão das atividades de banho de sol e visitas, a portaria também mantém a elevação do nível de segurança nas unidades de segurança máxima. Isso inclui a suspensão das atividades de assistência educacional, laboral e religiosa, além da limitação do acesso às alas de vivências, isolamento e inclusão.
As medidas afetam as seguintes penitenciárias federais: Brasília, Campo Grande, Catanduvas, Mossoró e Porto Velho. Os atendimentos de saúde, de advogados e o cumprimento de decisões judiciais serão mantidos durante esse período. Casos omissos e dúvidas serão resolvidos pelo diretor da respectiva penitenciária federal.

