O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com inscrições abertas para o Programa de Estudos Secundários (PES). Iniciativa que oferece formação gratuita em temas ligados à tecnologia, o Programa está disponibilizando 55 vagas, destinadas a pessoas que não possuem cadastro ativo em cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Os interessados em concorrer às vagas devem já possuir uma graduação, estar cursando uma ou mesmo já ter iniciado um curso superior, mesmo que não o tenha concluído. As inscrições, que seguem abertas até o dia 20 de julho, acontecem exclusivamente pela seção “processos seletivos – formação complementar” do SIGAA da UFRN. Para inscrever-se, o candidato deve anexar, em formato PDF, documentos como cópia do diploma ou certificado de conclusão, histórico de graduação, documento de identificação com foto e CPF.
As oportunidades são para cursos em Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas e Jogos Digitais. Cada curso conta com cinco vagas, com exceção do curso de IA, que conta com 30 vagas. A taxa de inscrição é de R$ 70. Após a escolha do curso, não será possível realizar alterações na formação selecionada ao longo do período letivo.
As aulas serão presenciais, com horários que poderão variar a cada semestre, conforme a disponibilidade de infraestrutura e equipe docente.
Regido pelo Edital nº 001/2025, o PES possui processo seletivo composto por uma Prova de Conhecimentos Específicos, de caráter objetivo. A avaliação abordará conteúdos teóricos e práticos relacionados à área de Tecnologia da Informação (TI), bem como competências essenciais para o ingresso no programa.
O resultado final está previsto para ser publicado no dia 7 de agosto, na própria página da seleção no SIGAA.
PES
Classificado como um curso sequencial conforme regulamentado pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, o PES oferece formações especializadas e pontuais em diversas áreas de tecnologia, totalizando entre 300 e 360 horas de aprendizado.
Voltado a profissionais de diferentes áreas, o programa busca desenvolver competências pouco exploradas nas grades curriculares tradicionais. Ao final da formação, os participantes recebem certificação na área escolhida, o que contribui para a valorização do currículo e ampliação das possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Últimas
- Governo e indústria traçam estratégia contra taxa dos EUA
- RN tem menos de 10% de presos com acesso ao trabalho; estado ocupa a última posição do Brasil
- Ilha de Santana é reconhecida com patrimônio cultural, histórico e turístico do Rio Grande do Norte
- Prefeitura de Natal lança editais para terceirização de UPAs com repasses de até R$ 2,9 milhões mensais
- Festa de Santana em Caicó conta com grande programação cultural; evento acontece a partir desta quinta
- Quase 350 mil proprietários de veículos da categoria A estão sem habilitação no RN, aponta Detran
- Sesap planeja entregar novas estruturas de leitos neonatais em Caicó
- Astronautas retornam à Terra após 18 dias no espaço