Os médicos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais regionais Tarcísio Maia, em Mossoró, e Nelson Inácio dos Santos, em Assú, decidiram suspender a paralisação iniciada na manhã deste sábado (1º). A decisão foi tomada após a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) confirmar o envio da ordem bancária para o pagamento dos salários atrasados.
A paralisação havia sido definida em assembleia do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) na sexta-feira (28), após o descumprimento do prazo para pagamento. O Governo do Estado havia se comprometido a quitar os salários de setembro até 10 de fevereiro e os de outubro até 28 de fevereiro. Como os depósitos não foram efetivados dentro do prazo bancário da sexta-feira, os profissionais interromperam as atividades a partir das 7h deste sábado.
No fim da manhã, a Sesap confirmou o envio da ordem bancária, garantindo que os valores seriam repassados. Com isso, os médicos decidiram retomar os atendimentos.
Em nota, a Secretaria informou:
“A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que os médicos da UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, suspenderam a paralisação após a confirmação da ordem bancária enviada ao banco na tarde de ontem. Dessa forma, o acordo firmado foi devidamente cumprido.
O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais de saúde e a continuidade dos serviços essenciais à população, garantindo o pleno funcionamento das unidades hospitalares.”
Com informações do Agora RN