Médicos pediatras e obstetras do Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, encerraram uma paralisação de poucas horas na manhã desta sexta-feira (6), após o pagamento dos salários de julho. A interrupção das atividades, que começou às 7h e terminou por volta das 11h, afetou a oferta de atendimentos, com apenas metade dos profissionais de plantão disponíveis para urgências.
A paralisação ocorreu devido ao atraso no pagamento dos salários, uma situação que afetou não apenas o hospital, mas também unidades de saúde de São José de Mipibu e Macaíba. O pagamento foi efetuado após negociações entre os médicos e a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap-RN), que repassou os recursos à Cooperativa de Trabalho dos Médicos do Estado (Coopmed-RN).
De acordo com o coordenador da pediatria do hospital, Dr. Manoel Júnior, o novo calendário de pagamentos foi definido, com a promessa de quitação dos salários de agosto até o final de dezembro. Porém, ele alertou que, caso o compromisso não seja cumprido, a categoria pode realizar uma nova paralisação em 1º de janeiro de 2025.
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte afirmou que, com o pagamento, as atividades foram retomadas normalmente.
Com informações do Portal 98 FM